O que são interações farmacodinâmicas?

Índice

O que são interações farmacodinâmicas?

O que são interações farmacodinâmicas?

Nas interações farmacodinâmicas, um fármaco modifica a sensibilidade ou a resposta dos tecidos a outro fármaco, por ter o mesmo efeito (agonista) ou efeito bloqueador (antagonista). Habitualmente, esses efeitos ocorrem no nível do receptor, mas podem ocorrer no nível intracelular.

Quais são as interações farmacocinéticas?

Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velo- cidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.

Quais são os tipos de interações farmacodinâmicas?

São aquelas que produzem modificação do efeito de determinado fármaco, mas, sem alterar a sua concentração. Pode haver competição por um mesmo receptor, sinergismo, antagonismo, toxicidade combinada, interferência em sistemas transportadores, etc.

O que é sinergismo e quais os seus tipos?

Sinergismo é um tipo de resposta farmacológicaobtida a partir da associação de dois ou maismedicamentos, cuja resultante é maior do que simplessoma dos efeitos isolados de cada um deles.

Quais os tipos de sinergismo?

O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).

Como ocorrem as interações farmacêuticas?

  • Interações farmacêuticas, também chamadas de incompatibilidade medica- mentosa, ocorrem in vitro, isto é, antes da administração dos fármacos no orga- nismo, quando se misturam dois ou mais deles numa mesma seringa, equipo de soro ou outro recipiente.

Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?

  • A farmacocinética e farmacodinâmica são conceitos distintos. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.

Quando ocorre a interação entre dois medicamentos?

  • Quando dois medicamentos são administrados, concomitantemente, a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagirem entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando pro- move aumento da toxicidade de um fármaco.

Quais são as interações farmaconéticas?

  • Interações farmacinéticas constituem as interações em que um dos agentes é capaz de modificar a absorção, a distribuição, a biotransformação ou a excreção de outro agente administrado concomitantemente. Ocorrem, às vezes, ações mútuas, com a alteração dos parâmetros farmacocinéticos de ambos.

Postagens relacionadas: