Que são monumentos megalíticos?
Índice

Que são monumentos megalíticos?
adjetivo Diz-se das construções pré-históricas, feitas de grandes blocos de pedra: os dólmens são monumentos megalíticos.
Qual era o objetivo das construções megalíticas?
Os monumentos megalíticos que tinham caráter fúnebre eram destinados a enterrar as pessoas mais influentes de determinadas sociedades. Estes monumentos são chamados de Dólmens ou Antas.
O que foi necessário para a construção dos megalíticos?
O processo da construção As pedras destas construções foram obtidas de uma alguma pedreira relativamente próxima. Isto significa que os grandes blocos de pedras deviam ser transportados e para isso é empregado um sistema de deslizamento de pedras através da rolagem dos troncos.
Quais são os tipos de monumentos megalíticos?
Tipos de construções da cultura megalítica
- Antas ou dólmens.
- Estátua-menir del Pla de les Pruneres. [1] A estátua-menir mais alta de toda a Europa, descoberto no sítio arqueológico do Pla de les Pruneres (Mollet, Catalunha). Grutas artificiais.
- Tolo.
- Menires e cromeleques.
- estátua-menir.
Quais as estruturas megalíticas mais conhecidas?
As estruturas megalíticas mais conhecidas são Stonehenge, na Inglaterra, e o Cromeleque dos Almendres, localizado em Portugal. Apesar disso, já foram localizadas estruturas do tipo em diferentes locais, como Irlanda, Itália, Egito, Turquia etc.
Qual era o significado das construções de monumentos megalíticos?
Em arqueologia, designa o conjunto de construções de grandes blocos de pedras, típicas das sociedades pré-históricas, edificadas essencialmente no período neolítico (por vezes também idade do Cobre e Bronze) com objectivos simbólicos, religiosos e principalmente funerários.