Como se mede a chuva em mm?

Índice

Como se mede a chuva em mm?

Como se mede a chuva em mm?

A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.

Como calcular a quantidade de milímetros de chuva?

  • A última etapa é calcular a quantidade de milímetros de chuva no período. Basta dividir o volume de água pela área da boca do funil. Cada aluno ou grupo deve realizar a coleta da chuva em período de tempo, efetuar as medidas do seu pluviômetro e efetuar os cálculos acima para chegar a um valor em milímetros.

Como é a medida da chuva?

  • Primeiramente, vamos entender um pouquinho como é medida a chuva. Isso mesmo, como medimos a quantidade de água que cai do céu (também conhecida como precipitação). Existem várias métricas associadas à chuva, como intensidade, frequência e duração. Primeiro, vamos nos ater uma medida específica: a pluviosidade.

Quanto é uma chuva de 100 litros?

  • Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de: V = 0, = 100 litros Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros. Por Marcelo Rigonatto Especialista em Estatística e Modelagem Matemática Equipe Brasil Escola.

Qual a duração da chuva?

  • A duração da chuva é simplesmente o período de tempo contado desde o início até o fim da precipitação (hora ou minuto). De acordo com Alerta Rio, a intensidade de precipitação pode ser classificada: Pancadas de chuva: Precipitação intensa ocorrida em curto período de tempo e espacialmente restrita.

Postagens relacionadas: