O que é neologismo de um exemplo?

Índice

O que é neologismo de um exemplo?

O que é neologismo de um exemplo?

Atribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc. Leia também: Quais são os processos de formação das palavras?

Qual a função neologismo?

O neologismo corresponde à formação de novos termos ou expressões da língua os quais surgem com o intuito de suprir lacunas momentâneas ou permanentes acerca de um novo conceito.

Como são criados os neologismos?

  • Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação. Podemos dizer que neologismo é toda palavra que não existia e passou a existir, independente do tempo de vida.

Como ocorre a criação de neologismos na língua portuguesa?

  • Além dessas formas, a criação de neologismos também acontece através da importação e empréstimo de palavras de outras línguas. Esse processo de empréstimo de palavras chama-se estrangeirismo, que pode ou não sofrer o processo de aportuguesamento. Pouco a pouco essas palavras estão sendo colocados no léxico da língua portuguesa.

Qual o processo de construção de neologismos?

  • Outro processo de construção de neologismos é o que diz respeito aos acrónimos, que são vocábulos formados pelas iniciais de um conjunto de palavras que designam uma entidade, organismo, por exemplo: SIC – Sociedade Independente de Comunicação; NATO – North Atlantic Treaty Organization.

Quais são os neologismos na literatura?

  • Exemplos de neologismo na música: caetanear, djavanear etc.; Exemplos de neologismo na literatura: “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? Amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? Sempre, e até de olhos vidrados, amar?”

Postagens relacionadas: