Como entender o que é átomo?

Índice

Como entender o que é átomo?

Como entender o que é átomo?

O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo.

Quem descobriu que o átomo e indivisível?

Demócrito, filósofo grego que viveu no século 5 a.C., chamou essas diminutas partículas de átomos – que, em grego, significa indivisível. Essa concepção foi mudada em 1897, quando o físico inglês Joseph John Thomson anunciou a descoberta de uma partícula que habita o interior do átomo, o elétron.

Quais são os níveis de energia de um átomo?

  • Até o momento, em todos os átomos já conhecidos, os elétrons podem ocupar até sete níveis de energia, sendo representados respectivamente pelas letras maiúsculas K, L, M, N, O, P e Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. O número de camadas de energia ocupadas (ou níveis de energia) varia de acordo com a quantidade de elétrons de cada átomo, ...

Quais são os níveis de energia?

  • Níveis de energia: regiões que envolvem o núcleo e que abrigam subníveis, orbitais e elétrons. Há sete níveis de energia, que são representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q; Subníveis de energia: são regiões que abrigam os orbitais. Estão presentes em todos os níveis e são representados por letras (s, p, d f).

Quais os átomos que apresentam?

  • São átomos que apresentam: Os átomos A e B são isótopos porque: Átomo A apresenta 15 prótons, número atômico igual a 15, 15 elétrons, 15 nêutrons e número de massa igual a 30. Átomo B apresenta 15 prótons, número atômico igual a 15, 15 elétrons, 20 nêutrons e número de massa igual a 35.

Quais são os subníveis de energia?

  • Possui os subníveis 7 s e 7p. (lembrando que alguns autores consideram que pode haver até 8 elétrons nesta camada.) O químico americano Linus Carl Pauling, elaborou um dispositivo que nos permite visualizar os subníveis de energia em ordem crescente de energia.

Postagens relacionadas: