Para que serve o aparelho de ondas curtas na fisioterapia?

Para que serve o aparelho de ondas curtas na fisioterapia?

Para que serve o aparelho de ondas curtas na fisioterapia?

Aparelho de Ondas Curtas p/Fisioterapiaque produz calor profundo utilizado em tratamentos pós-fratura, contusões, mialgias, lombalgias, etc. auxiliando o aumento de fluxo sanguíneo, alívio das dores e espasmos musculares, diminuição da rigidez articular, resolução da inflamação.

Como funciona a diatermia por ondas curtas?

A diatermia por ondas curtas é um aparelho que usa uma radiação não-ionizante da porção de frequência de rádio do espectro eletromagnético para produzir calor, que é enviado aos tecidos mais profundos do nosso corpo. Geralmente, a banda de radiofrequência gira em torno dos 27 MHz.

Quando não usar ondas curtas?

São contra indicações ao uso do ondas curtas: neoplasias, marca-passo, gravidez, tuberculose, febre, artrite e artrose, implantes metálicos, transtornos de sensibilidade (relativo), transtornos circulatórios (flebites, arteriosclerose - relativo), cardiopatas descompensados, fase aguda das patologias, período menstrual ...

Qual o objetivo do ondas curtas?

A terapia por ondas curtas eleva a circulação do sangue da área em que está sendo aplicada e ajuda a eliminar a linfa, o que diminui o edema local (inchaço).

O que é a terapia de Micro-ondas e quais seus efeitos fisiológicos?

As Micro-ondas são usadas na prática fisioterapêutica pelo seu conhecido efeito térmico-analgésico; Segundo Low e Reed (2001) estas radiações são indicadas para aquecimento superficial de tecidos como músculos e articulações superficiais como o punho e face anterior do joelho.

Quais são os efeitos fisiológicos da diatermia por ondas curtas?

Efeitos fisiológicos no metabolismo As ondas curtas provocam um aumento do metabolismo, pois o gasto energético é acelerado, principalmente o consumo de glicose, de alguns nutrientes e de oxigênio. Com isso, a eliminação de produtos metabólicos do organismo é maior.

Quais as formas de aplicação dos eletrodos?

Geralmente se utilizam eletrodos de superfície plana que se aplicam deslizando-os sobre a pele em forma de massagem suave. O eletrodo comumente utilizado é o tipo cogumelo, que pode ter tamanho grande (uso corporal) ou pequeno (uso facial).

Qual frequência do ondas curtas?

A onda curta corresponde ao espectro de frequência dos 3.000 kHz a 30.000 kHz (3-30 MHz).

Como funciona a terapia por ondas curtas?

  • A terapia por ondas curtas eleva a circulação do sangue da área em que está sendo aplicada e ajuda a eliminar a linfa, o que diminui o edema local (inchaço). As ondas curtas provocam um aumento do metabolismo, pois o gasto energético é acelerado, principalmente o consumo de glicose, de alguns nutrientes e de oxigênio.

Por que ondas curtas são um aparelho de uso terapêutico?

  • Apesar de o ondas curtas ser um aparelho de uso terapêutico, existe preocupação quanto a energia eletromagnética que é por ele emitida.

Qual o tipo de aparelho de ondas curtas?

  • O aparelho de ondas curtas possui dois tipos de eletrodos. O eletrodo capacitor que possui campo elétrico maior que o campo magnético, não é interessante de ser usado em local com muito tecido adiposo, possuindo o tipo em placa e o tipo em discos.

Quais os efeitos das ondas curtas no organismo?

  • Outros efeitos das ondas curtas no organismo Efeitos fisiológicos no metabolismo. As ondas curtas provocam um aumento do metabolismo, pois o gasto energético é acelerado, principalmente o consumo de glicose, de alguns nutrientes e de oxigênio. Com isso, a eliminação de produtos metabólicos do organismo é maior.

Postagens relacionadas: