O que são operadores discursivos exemplos?

Índice

O que são operadores discursivos exemplos?

O que são operadores discursivos exemplos?

1) Operadores que evidenciam o argumento mais forte de uma escala orientada no sentido de determinada conclusão: até / mesmo / até mesmo/ inclusive. Exemplo: Ela me disse, inclusive, que você não era tão confiável. 2) Operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão: e / também / ainda / nem / não só...

Qual a função do operador argumentativo mas nesse contexto?

A função dos operadores argumentativos é estabelecer uma ligação entre as orações, períodos ou até mesmo parágrafos de um texto. Eles são fundamentais para a unidade textual, haja vista que é por meio de tais operadores que as partes do texto relacionam-se.

Quais são os operadores de comparação?

Tabela de operadores de comparação = (maior ou igual): Retorna verdadeiro caso o primeiro valor seja maior ou igual ao segundo. == (igual a): Retorna verdadeiro caso o primeiro valor seja igual ao segundo. != (diferente de): Retorna verdadeiro caso o primeiro valor seja diferente do segundo.

Qual a função dos operadores?

Função. A função dos operadores argumentativos é estabelecer uma ligação entre as orações, períodos ou até mesmo parágrafos de um texto. Eles são fundamentais para a unidade textual, haja vista que é por meio de tais operadores que as partes do texto relacionam-se.

O que são operadores argumentativos ou operadores discursivos?

Operadores argumentativos são expressões que ligam orações, períodos ou até mesmo parágrafos, conforme a intenção do autor. Os operadores argumentativos são palavras ou expressões fundamentais para a coesão textual, ou seja, para a ligação entre as diversas orações, períodos e parágrafos que existem em um texto.

Quais são os operadores que somam argumentos?

  • Operadores que somam argumentos: e, também, ainda, não só… mas também, além de…, além disso…, aliás. Exemplo: Além de ser muito inteligente, é ótimo professor. Operadores que indicam conclusão: portanto, logo, por conseguinte, pois, conseqüentemente… Exemplo: João tira notas baixas e trata mal os professores, portanto não é um bom aluno.

Qual a função da argumentação?

  • A argumentação é, segundo alguns linguistas, uma atividade fundamental da língua, tendo em vista que, sempre que falamos algo, movemos conceitos, ideias e valores em defesa de uma visão sobre o mundo.

Quais são os operadores do texto?

  • Logo, ao fazer essa ligação, podem indicar relação de causa, conseqüência, conclusão, oposição, finalidade, soma de idéias e etc. Por isso, existem diversos tipos de operadores que proporcionam diferentes sentidos aos textos. Vejamos os exemplos: Pedro vai trabalhar, pois precisa de dinheiro. (explicação/causa)

Como introduzir argumentos alternativos?

  • Introduzir argumentos alternativos que levam a conclusões opostas ou alternativas: quando se utiliza o operador para criar-se possibilidades ou alternativas de conclusões: “ou isso ou aquilo”.

Postagens relacionadas: