Qual a importância da inibição dos neurotransmissores?

Índice

Qual a importância da inibição dos neurotransmissores?

Qual a importância da inibição dos neurotransmissores?

Neurotransmissores inibitórios Eles diminuem a probabilidade de o neurônio disparar um potencial de ação. Alguns dos principais neurotransmissores inibidores incluem a serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA).

Quando falamos de neurotransmissores?

  • O sistema nervoso se encarrega de coordenar e integrar todas as atividades dos distintos sistemas do nosso corpo. Quando falamos de neurotransmissores, falamos de substâncias químicas geradas pelo corpo que se encarregam de emitir sinais (informação) de um neurônio a outro através de um processo chamado de sinapse.

Como funciona o neurotransmissor?

  • O neurotransmissor é liberado através das vesículas mediante um impulso nervoso, depois atravessa o que é conhecido como o espaço pré-sináptico para, finalmente, interagir com o neurônio pós-sináptico modificando o seu potencial de ação, provocado determinada resposta fisiológica.

Quais são os neurotransmissores do nosso sistema nervoso?

  • A dopamina e a serotonina são dois dos muitos neurotransmissores que se encontram no nosso sistema nervoso. A dopamina foi reconhecida como o neurotransmissor do prazer, enquanto que a serotonina se associa à hormona da felicidade. Esses dois pequenos neurotransmissores possuem numerosas funções no nosso organismo.

Quais são os neurotransmissores no cérebro?

  • No cérebro é a mesma coisa: existem vários neurotransmissores e também outras substâncias que agem também como neurotransmissores, por exemplo os aminoácidos, peptídeos e até mesmo gases como o óxido nítrico e o gás carbônico (veja a tabela a seguir).

Postagens relacionadas: