O que são Aloantígenos?

Índice

O que são Aloantígenos?

O que são Aloantígenos?

1. Aloantígeno. São moléculas reconhecidas como estranhhas ao organismo, derivadas de um indivíduo genéticamente diferente.

O que é enxerto alogênico?

O Transplante Alogênico O receptor do enxerto é capaz de reconhecer as células do doador e montar uma resposta contra elas. Os principais responsáveis pelos processos de rejeição são as moléculas do complexo de histocompatibilidade principal (MHC).

O que é o transplante?

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

Como ocorre a rejeição ao enxerto?

A rejeição do órgão transplantado (enxerto) ocorre quando o receptor reconhece o tecido enxertado como estranho. Esse reconhecimento se faz através dos antígenos pertencentes ao sistema de histocompatibilidade principal, designados no homem como antígenos leucocitários humanos (HLA), presentes nas células do enxerto.

O que é enxerto homólogo?

Resumo: Os enxertos homólogos são provenientes de indivíduos diferentes, porém da mesma espécie, e estão disponíveis em banco de ossos, apresentando como vantagens um fornecimento de osso do mesmo tipo e forma daquele que substituirá, além da disponibilidade de grandes volumes, sem a necessidade de área doadora.

Qual molécula controla a rejeição de transplantes quais os tipos de rejeição descreva os?

Os imunossupressores controlam a rejeição de enxertos e são primariamente responsáveis pelo sucesso do transplante (ver tabela Imunossupressores usados para tratar rejeição a transplantes ).

Quais são os principais tipos de rejeição em transplantes?

Existem três tipos de rejeição: hiperaguda, aguda e crônica (ABTO, 2003).

Qual a origem dos autoantígenos?

  • Os antígenos podem ter origem a partir de células e moléculas do corpo do próprio organismo (autoantígeno) ou a partir do ambiente externo (aloantígeno). Geralmente, o sistema imune não reage aos autoantígenos em condições homeostáticas normais. Quando isto acontece dá-se origem às doenças autoimunes.

Quais são os antígenos exógenos?

  • Os antígenos exógenos, tais como bactérias e toxinas, serão endocitados/fagocitados, processados e posteriormente apresentados pelo MHC de classe II a um linfócito T auxiliar (CD4).

Quando são chamados de alérgenos?

  • São chamados de alérgenos os antígenos que causam reação alérgica através de ingestão, inalação, injeção ou contato com a pele. E são chamadas de hapteno as moléculas que são muito pequenas para serem imunogênicas sozinhas, mas quando acopladas a moléculas carreadoras se tornam imunogênicas.

Quais são os antígenos endógenos?

  • Os antígenos endógenos, tais como os produzidos por um vírus que se replicam dentro de uma célula infectada, são processados no citoplasma e serão apresentados na superfície da célula pelo MHC de classe I a um linfócito T citotóxico (CD8).

Postagens relacionadas: