Quais são os Fonticulos existentes no crânio?

Índice

Quais são os Fonticulos existentes no crânio?

Quais são os Fonticulos existentes no crânio?

No crânio do recém-nascido, existe uma grande quantidade de tecido fibroso nessas áreas, formando as fontanelas ou fontículos do crânio. São seis fontículos: Anterior (bregmático), posterior (lambdóide), ântero-lateral (esfenoidal) e póstero-lateral (mastóideo).

O que são fontanelas cranianas?

Fontanela (do latim fontanella - pequena fonte), popularmente denominada moleira, na anatomia humana, é o espaço macio e membranoso que separa os ossos do crânio dos recém-nascidos.

Qual é a função da fontanelas?

Além disso, diz o professor, as fontanelas permitem que os ossos do crânio se movimentem e, com isso, a cabeça do bebê passa de maneira mais fácil pelo canal vaginal na hora do parto.

Quando desaparecem as fontanelas do crânio?

  • OBS: À medida que os ossos do crânio se vão ossificando até se unirem entre si, as fontanelas vão diminuindo de tamanho até desaparecerem através de uma cronologia definida: a fontanela posterior fecha-se por volta dos 2 meses, enquanto que a fontanela anterior desaparece totalmente entre os 18 meses e o fim do segundo ano de vida.

Qual a função do crânio?

  • Crânio Funções: -abriga e protege o encéfalo; -abriga e protege orgãos da sensibilidade (visão, audição, olfato e gustação), além de vasos e nervos; -dá passagem ao ar e alimento através de aberturas; -participa da mastigação através da maxila, mandíbula e dentes -local de inserção de músculos Crânio Forma esferoidal (proteção) Funções:

Quais são as fontanelas e suturas cranianas dos recém nascidos?

  • Fontanelas e Suturas Cranianas dos Recém-nascidos 1 Fontanela Anterior ou Bregmática (/Maior, grande); 2 Fontanela Posterior ou Lambdóidea; 3 Fontanela Mastóidea D; 4 Fontanela Mastóidea E; 5 Fontanela Esfenoidal D; 6 Fontanela Esfenoidal E.

Qual a parte superior do crânio?

  • A parte superior do crânio é chamada de cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por quatro suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio): 1 – Sutura Coronal ou Bregmática : entre os ossos frontal e parietais

Postagens relacionadas: