Como eram as obras barrocas?

Índice

Como eram as obras barrocas?

Como eram as obras barrocas?

Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

Que rompimento As obras barrocos fizeram?

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.

Quais são as características das obras de artes visuais barrocas?

A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.

Quais as características da pintura barroca na Itália?

O que caracteriza a arte barroca é a predominância da emoção, da monumentalização (grandiosidade e opulência da arte) e a dramatização. A arte barroca buscava provocar no homem a emoção e o sentimento que o levaria o mais próximo possível de Deus.

Qual era a angústia vivida pelo homem no período do Barroco?

Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade. A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após arrojar-se nos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino.

Quais são as construções barrocas do Brasil?

  • As construções barrocas do Brasil foram inspiradas na arquitetura de Portugal, Itália, França e Espanha e na própria arquitetura do Brasil. Apesar de monumental, o estilo barroco brasileiro apresentava traços simples e, em muitos casos, mais retilíneos do que os vistos na Itália, por exemplo.

Quais são as obras mais importantes do Barroco romano?

  • Suas obras podem ser encontradas por toda Roma, mas a praça trapezoidal da Basílica de São Pedro e a Igreja oval de Sant’Andrea al Quirinale são suas grandes marcas na arquitetura barroca. Fontana, que trabalhou com Bernini, também ficou conhecido como um dos nomes mais relevantes do barroco romano.

Quem é o autor do Barroco literário?

  • Os principais representantes do barroco literário são Gregório de Matos () e o Padre Antônio Vieira (). No Brasil, são registrados o Barroco literário e arquitetônico na Bahia durante o século XVII e o Barroco Mineiro, no século XVIII. Esse último é considerado uma manifestação já tardia que coincide com o Arcadismo.

Qual a origem da arquitetura barroca?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Fachada da Igreja de San Borromeo, em Noto, Sicilia. A arquitetura barroca ( AO 1945: arquitectura barroca) é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo Renascimento e maneirismo, inicia-se a partir do século XVII, durante o período do absolutismo, e decorre até a ...

Postagens relacionadas: