O que são Petrolatos e parabenos?

Índice

O que são Petrolatos e parabenos?

O que são Petrolatos e parabenos?

Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.

O que é Petrolatos no cabelo?

É comum encontrar petrolato nos cosméticos para cabelo. Ele compõe shampoos, máscaras, condicionadores, cremes para pentear e produtos finalizadores de styling. No shampoo, o petrolato deposita uma camada de gordura, lubrificando os fios e portanto diminuindo a fricção e o ressecamento causado no momento da limpeza.

Porque petrolato faz mal para o cabelo?

Outra questão importante é que o petrolato pode, ainda, acabar impedindo ou dificultando a reposição de nutrientes e a respiração dos fios, acumulando-se ao longo do tempo e podendo levar a entupimentos dos folículos pilosos e prejudicar o ciclo de crescimento dos cabelos.

O que é sulfato e petrolato?

Os petrolatos são derivados do petróleo cru, que após a desparafinação (retirada de parafina) de óleos pesados, torna-se uma matéria gelatinosa amarelada ou incolor. Além disso, por causa de seu baixo custo, ele é muito utilizado em remédios, produtos para cabelo e cosméticos.

O que é o petrolato no shampoo?

Os petrolatos são substâncias derivadas de diversas purificações do petróleo bruto. Os tipos de petrolatos geralmente utilizados em produtos capilares e que podem ser identificados nos rótulos desses itens são: Petrolatum ou Petroleum Jelly (vaselina). Paraffin (parafina sólida ou cera mineral).

Porque não usar petrolato no cabelo?

O petrolato pode ser identificado também como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida. Independente da denominação, ele tem como função deixar os fios macios. Mas, na verdade, é uma "falsa maciez". ... Por isso, não hidrata o cabelo, pois óleos minerais não têm fator hidratante.

Qual hidratante não tem petrolato?

Lançamentos Pele sem Proibidos 2019 - Parte 2 As marcas dos produtos sem sulfatos e sem petrolatos para a pele da lista de hoje são: Lola Cosmetics, O Boticário, Avène, Granado, Shiseido, L'Occitane au Brésil e Neutrogena - vamos falar também sobre jade roller.

Por que os petrolatos são derivados do petróleo?

  • Os petrolatos são derivados do petróleo e vem no rótulo dos produtos descritos desta forma: Petróleo Liquefeito, Petrolatum, Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), Óleo Mineral (Oil Mineral ou Mineral Oil), Vaselina e Óleo de Parafina.

Por que os petrolatos são proibidos?

  • O Madesafe, um selo de produtos não-tóxicos americano, inclui os petrolatos na sua lista de proibidos. Os motivos são que os petrolatos podem ser contaminados durante o seu processo de refinamento por Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) que são suspeitos de câncer pelo IARC (International Agency for Research on Cancer).

Por que o petrolato pode ser poluído?

  • "Além disso, o petrolato pode ser altamente tóxico e alergênico para quem trabalha com a exploração do produto e também há um grande impacto para o meio ambiente, por ser de exploração mineral", conta Chris, que é criadora do projeto "Fórmulo da Pele Radiante" Usar ou não usar?

Quais são os petrolatos presentes nos cosméticos?

  • Ele é fruto do cultivo de plantas que, se manejadas de maneira sustentável, estarão sempre disponíveis. “Além disso, os petrolatos presentes em altas concentrações nos cosméticos não se misturam com a água. Após a lavagem da pele, eles são capazes de chegar até os rios”, alerta Lucas.

Postagens relacionadas: