O que são os nódulos presentes nas raízes das leguminosas?

Índice

O que são os nódulos presentes nas raízes das leguminosas?

O que são os nódulos presentes nas raízes das leguminosas?

Nódulos são novos órgãos que consistem principalmente de células infectadas das plantas com bacteróides que provovem a fixação do nitrogênio. Dentro dos nódulos, as bactérias assumem uma forma endo-simbiótica, os bacteróides, que são capazes de reduzir o nitrogênio atmosférico à amônia (BROUGHTON et al., 2006).

Como são formados os nódulos radiculares?

Nódulos radiculares são estruturas encontradas na raiz das plantas, geralmente em leguminosas, que dão origem à simbiose por meio da fixação de nitrogênio pelas bactérias. Em condições limitantes de nitrogênio, plantas que formam uma relação simbiótica com uma estirpe de bactérias são conhecidas como rhizobia.

Como ocorre o processo de nodulação?

A nodulação ocorre aproximadamente 2 h após o contato da bactéria com as raízes. Os nódulos primários se desenvolvem em regiões de alongamento e nas zonas de formação de pequenos pêlos radiculares, considerada a região preferencial para a infecção da bactéria fixadora (BHUVANESWARI et al., 1980).

Como ocorre a infecção do Rizobio na raiz?

As temperaturas elevadas afectam a sobrevivência do rizóbio no solo, o processo de infecção, formação dos nódulos e ainda a actividade de fixação biológica de azoto. Por este motivo é fundamental que a nodulação seja feita com espécies adaptadas às condições climáticas e que tenha afinidade com as espécies cultivadas.

O que é uma nodulação?

Nódulo, em patologia, é uma lesão sólida, elevada, com mais de 1 cm de diâmetro, é geralmente bem delimitada e de origem epitelial ou conjuntiva. Pode ser pediculada ou séssil. Quando não está se expandindo é classificado como benigno e quando está é classificado como maligno.

Como acontece o processo de infecção da bactéria na raiz da planta?

O processo de infecção e colonização de plantas por bactérias caracteriza-se como um evento dinâmico envolvendo o re conhecimento dos sinais moleculares, seguido do movimento da bactéria em direção a planta hospedeira, sua adesão à superfície vegetal e posterior penetração e multiplicação no interior da planta.

Qual é a formação de nódulo em leguminosas?

  • A série documentos nº 251 intitulada “A formação de nódulo em Leguminosas” fornece informações atuais sobre o surgimento desta estrutura conhecida como “nódulo” que se forma quase que exclusivamente nas raízes das plantas da família das leguminosas.

Quais são os nódulos?

  • Nódulos são novos órgãos que consistem principalmente de células infectadas das plantas com bacteróides que provovem a fixação do nitrogênio. Dentro dos nódulos, as bactérias assumem uma forma endo-simbiótica, os bacteróides, que são capazes de reduzir o nitrogênio atmosférico à amônia (BROUGHTON et al., 2006).

Como se inicia a formação dos nódulos?

  • A iniciação da formação dos nódulos é controlada em vários níveis: as raízes das plantas excretam vários flavonóides, alguns dos quais necessários para ativar a expressão de genes reguladores da nodulação, particularmente as proteínas NodD (PERRET et al., 2000).

Quais são os genes da nodulação?

  • Flavonóides excretados pelas raízes ativam a expressão de genes do rizóbio requeridos para o processo de nodulação (nod, nol, e noe). A regulação destes genes é mediada pelo regulador transcricional NodDI. Muitos genes da nodulação estão envolvidos na síntese de uma família de sinalizadores chamados, fatores Nod.

Postagens relacionadas: