Qual é a definição de anelídeos?

Índice

Qual é a definição de anelídeos?

Qual é a definição de anelídeos?

Subdivisão de vermes a que pertence a minhoca, a ténia ou a sanguessuga, com o corpo dividido em segmentos semelhantes a anéis.

Qual o significado de poliquetas?

Os poliquetas são vermes segmentados pertencentes ao filo Annelida e compreendem um dos grupos mais diversos da macrofauna bêntica. São animais exclusivamente marinhos e a grande maioria das espécies é bentônica, isto é, vivem associados ao sedimento.

Quais as funções dos anelídeos?

  • Funções dos anelídeos Os anelídeos desempenham importantes papéis ecológicos. A minhoca, por exemplo, por se alimentar de detritos e restos orgânicos, produz fezes ricas em nitrogênio, fósforo e potássio, macronutrientes fundamentais para o desenvolvimento das plantas.

Como vivem os anelídeos?

  • Os anelídeos vivem no solo úmido, na água doce e salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre. Alguns são hermafroditas, mas existem também os que apresentam sexos separados. O mais conhecido invertebrado deste grupo é a minhoca.

Quais são os anelídeos terrestres?

  • Os anelídeos terrestres fazem respiração cutânea, ou seja, através da pele que é muito delgada. Já os anelídeos aquáticos, respiram através de brânquias.

Quais são os grupos de anelídeos?

  • Existem três grupos de anelídeos, classificados de acordo com a presença ou ausência de cerdas: os oligoquetos apresentam cerdas curtas e em pequena quantidade, além de não terem parapódios (nome de cada um dos apêndices que emergem das laterais de cada segmento do corpo dos anelídeos) e cabeça diferenciada.

Postagens relacionadas: