O que é um ativo biológico?

O que é um ativo biológico?

O que é um ativo biológico?

Ativo biológico é o animal ou a planta, vivos. Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativas e quantitativas no ativo biológico.

Para que ser realizar a avaliação de ativos biológicos?

Um dos fatores mais importantes para realizar a avaliação dos ativos biológicos é a adequação às leis e normas contábeis. ... Outro ponto de extrema importância para a realização da avaliação dos ativos biológicos é a capacidade de reconhecer o real valor que estes ativos têm em relação ao patrimônio de uma entidade.

São considerados ativos biológicos?

De acordo com o CPC 29, os ativos biológicos são seres vivos (plantas e animais), que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo.

Qual a diferença entre ativo biológico e produto agrícola?

É considerado um ativo biológico tudo que obedece ao ciclo natural da vida, ou seja, nasce, cresce e morre. No momento em que percorre todas as etapas, ou seja, no momento em que não é mais um ser vivo, o ativo passa a ser considerado produto agrícola.

O que é ativo biológico consumível?

Ativos biológicos consumíveis são aqueles mantidos até o momento da colheita como produção agrícola, ou mantidos para a venda ou distribuição gratuita ou por valor irrisório, como ativo biológico.

Quando a entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola?

A entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola quando, e somente quando: (a) controla o ativo como resultado de eventos passados; (b) for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade; e (c) o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado ...

O que vem a ser mercado ativo para o CPC 29?

Segundo definição do Pronunciamento Técnico CPC 29Ativo Biológico e Produto Agrícola, ativos biológicos são seres vivos (plantas ou animais) que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, que podem ser vendidos gerando benefícios econômicos para a empresa.

Qual a classificação de ativos biológicos?

  • E com base no próprio conhecimento e para tal objetivo, foi elaborada e apresentada em congresso (ESADR2016) uma Classificação de Ativos Biológicos respeitando a correspondência hierárquica da Classificação das Atividades Económicas (CAE, rev3.)

Qual o valor do ativo biológico?

  • A partir desse momento, o ativo biológico não pode estar sujeito a depreciações e imparidades, sendo o seu valor apenas alterado em função das variações do justo valor, que será refletido diretamente nos resultados.

Quais são os ativos biológicos de produção?

  • Ativos biológicos para produção são os demais tipos como por exemplo: rebanhos de animais para produção de leite, vinhas, árvores frutíferas etc. Ativos biológicos de produção não são produtos agrícolas, pois são considerados autorrenováveis.

Como descreve o tratamento de ativos biológicos?

  • Esta NCRF descreve o tratamento contabilístico de ativos biológicos durante o período de crescimento, degeneração, produção e procriação e da mensuração inicial do produto agrícola no momento da colheita, definindo o justo valor menos custos estimados no ponto de venda, como critério de mensuração preferencial (parágrafo 13).

Postagens relacionadas: