O que eram os bólides?

Índice

O que eram os bólides?

O que eram os bólides?

Em 1963, Hélio Oiticica iniciou a produção dos Bólides. São trabalhos em formato de caixa, majoritariamente em madeira ou vidro, mas também em plástico, contendo diferentes materiais como pigmento, terra, água, espelhos, conchas, pedaços de tecido ou papel, fotografias ou poemas.

O que ocorre na série bolides?

O Bólide é uma das partes constitutivas de uma dinâmica própria ao Programa de Hélio Oiticica, na qual os conceitos e as experimentações em voga geram sempre novas consequências e são sempre redimensionados.

O que significa núcleos e bolides?

Ao buscar por novas possibilidades de entendimento da cor na obra de arte, produziu os Núcleos e, em sequência, os Bólides, que se baseiam inteiramente na interação com o espectador. Os Núcleos são compostos de placas de madeira geométricas, em diversos tamanhos, que são suspensas e expostas juntas, em três partes.

O que é um Parangolé?

O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. “O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.

O que significa metaesquema?

Os “Metaesquemas” são a célula original da obra de Oiticica. São pinturas do final dos anos 50, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”. Representam um período de pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura o espaço tridimensional.

Quais foram as principais inovações de Oiticica na arte cite 2 obras de destaque?

Em 1967, as questões levantadas com o Parangolé desembocam nas Manifestações Ambientais, com destaque para as obras Tropicália (1967), Apocalipopótese (1968) e Éden (1969).

Qual era o objetivo de Lygia Pape?

Lygia Pape e o Movimento Neoconcreto Assim, os artistas desse movimento tinham como objetivo criar novos espaços, nos quais as obras seriam seres vivos com os quais fosse possível se relacionar e experimentar por meio dos sentidos.

Qual é o nome da obra do artista Hélio Oiticica que foi um exemplo de libertação da arte das configurações tradicionais?

No fim da década de 1960 começa a colaborar com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Envolve-se com essa comunidade, e, dessa experiência, nascem os Parangolés, a obra mais conhecida de Oiticica.

Postagens relacionadas: