Para que servem os comitês de ética em pesquisa Ceps?

Para que servem os comitês de ética em pesquisa Ceps?

Para que servem os comitês de ética em pesquisa Ceps?

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. ... O CEP, ao emitir parecer independente e consistente, contribui ainda para o processo educativo dos pesquisadores, da instituição e dos próprios membros do comitê.

Qual a importância da ética para a pesquisa científica veterinária?

Todos que utilizam animais em seus experimentos têm por obrigação conhecer e praticar os princípios éticos de proteção aos animais adequados à realização de um trabalho científico, em cumprimento à legislação que dita as normas de pesquisa na área da saúde.

O que seria o código de ética para pesquisa em animais?

Estabelece normas para a prática didático-científica da vivissecção de animais e determina outras providências.

O que é necessário para uma pesquisa ética com animais?

Ela informou que a legislação brasileira determina que toda instituição de ensino ou pesquisa que utiliza animais tem que estar cadastrada no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), criado pela Lei 11., conhecida como Lei Arouca.

Qual a importância dos Comitês de Ética?

O principal objetivo dos comitês de ética é proteger os participantes das pesquisas. Segundo a professora Lêda, o Brasil é um dos países que tem as mais rígidas legislações sobre a pesquisa envolvendo seres humanos. ... “O Comitê de Ética não analisa projetos em que a coleta de dados já tenha sido iniciada”, reforça.

Qual o papel do comitê de Ética em pesquisa?

A principal função dos comitês de ética é proteger participantes humanos em pesquisas. ... Um comitê de ética em pesquisa tem pelo menos 5 membros, alguns deles com experiência em pesquisa ou ciências, enquanto outros não são cientistas e representam interesses comunitários.

Qual a importância dos Princípios Éticos na Experimentação animal?

Os problemas éticos da experimentação animal surgem do conflito entre as justificativas para o uso de animais em beneficio de si próprios e do homem e o ato de não causar dor e sofrimento aos animais. ... Quanto maior o sofrimento que um experimento irá causar aos animais, mais difícil é a sua justificativa.

Tem como não usar animais em pesquisas científicas?

Entre os pesquisadores, a opinião é unânime: os bichos são imprescindíveis para os experimentos. Por isso, são permitidos no mundo todo; e sem eles não há como desenvolver novos remédios e tratamentos — a ciência médica poderia decretar falência no país. “O uso de animais em experimentos não é opcional.

O que é o Código de Nuremberg?

O Código de Nuremberg foi formulado em agosto de 1947 por juízes dos EUA para julgar os médicos nazistas acusados. ... O acusador declarou que "o Estado pode ordenar experimentos fatais em seres humanos, mas os médicos permanecem responsáveis por não realizá-los" (CÓDIGO DE NUREMBERG, 1947).

Quais cuidados devem ser tomados nas pesquisas com animais?

4.5 Pesquisadores e professores responsáveis por projetos ou protocolos com animais devem submeter a uma CEUA uma proposta por escrito relatando sua justificativa e todos os aspectos relacionados ao bem-estar animal, observando os 3Rs (replacement, reduction, refinement).

Como foi criado o Comitê de Ética?

  • O comitê de ética foi criado para defender os interesses dos sujeitos em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS 196/96, II.4).

Qual é a ética?

  • Em linhas gerais, ética é como se denomina o conjunto de valores que norteiam a conduta das pessoas em um determinado período e em uma determinada sociedade. Justamente por isso, esses valores não são estáticos ou universais. Embora as diferentes culturas adotem critérios semelhantes, a interpretação e a prática desses valores dificilmente é ...

Quais são os comitês?

  • Os comitês ajudam a garantir os interesses das diferentes partes envolvidas no processo científico: a comunidade científica, as agências de financiamento e a sociedade em geral.

Qual a atuação desses comitês?

  • A atuação desses comitês aumenta a credibilidade das pesquisas e ajuda a combater e diminuir os casos de má conduta científica. O recente escândalo do cirurgião Paolo Macchiarini, acusado de fraude e má conduta científica desde 2015, ilustra até onde podem chegar os excessos em experimentos com humanos quando a ética na pesquisa é deixada de lado.

Postagens relacionadas: