O que é a civilização cretense?

O que é a civilização cretense?

O que é a civilização cretense?

Fixando-se na região sul da Grécia, os cretenses são considerados, entre outros povos, responsáveis pela formação da civilização grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo.

Quais eram os principais valores cretenses?

Na religião, os historiadores afirmam que as crenças cretenses foram herdadas da Anatólia, havendo dois grandes deuses: Reia, a deusa-mãe, e Minotauro, o touro divino. No caso da deusa-mãe, ela possuía lugar privilegiado na crença cretense e era associada com a fertilidade humana e da terra.

Quais os principais aspectos da civilização cretense ou minoica?

A civilização cretense (ou minoica), que foi antepassada da civilização dos gregos, era marcada por um modelo religioso politeísta, pelo predomínio do comércio como principal atividade econômica (em detrimento da agricultura, por exemplo) e pela centralização política na figura das monarquias tradicionais.

Qual é a diferença entre a civilização micênica e cretense?

A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.

O que os cretenses exportavam?

Cereais, azeite, vinho, vasos de cerâmica, peças de bronze.

Como viviam os povos cretenses?

Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. ... A partir de 2000 a.C. já se destacavam como senhores do comércio no Mar Egeu.

Quem foram os Minoicos?

O termo Civilização Minoica foi cunhado pela primeira vez pelo pesquisador Arthur Evans, no século XIX, para designar uma sociedade antiga que habitou a ilha de Creta, na Grécia. Os Minóicos se centralizaram na cidade de Knossos desde o ano 6000 a.C., segundo registro de figuras antropomórficas de argila.

Quais são as principais características da civilização cretense?

Podemos destacar dentre as principais características da civilização cretense os seguintes tópicos, veja: Sua economia era baseada principalmente no comércio marítimo, devido à agricultura, sobretudo o cultivo de uvas, azeitonas e trigo. Período da antiguidade mais pacifico com poucas guerras e menos conflitos sociais.

Quando surgiram os primeiros vestígios de Creta?

  • Seus primeiros vestígios foram encontrados por um arqueólogo no começo do século XX, e diversos estudos desenvolveram-se a partir de então. Acredita-se que os cretenses tenham começado a desenvolver-se por volta de 3000 a.C., embora a habitação humana em Creta seja de nove mil anos atrás.

Qual a origem da Creta na Grécia?

  • Tal crença contribuiu para que a mulher tivesse acesso às mesmas atividades masculinas, não sofrendo discriminações ou restrições. Provavelmente por volta do século XIV a.C., Creta foi dominada pelos aqueus, povo que invadiu a região da Grécia e estabeleceu-se na cidade de Micenas.

Quem é o rei de Creta?

  • Evans também foi responsável por nomear os cretenses como minoicos (a nomenclatura original criada por ele no inglês foi minoan ), sendo esse nome uma referência a Minos, suposto rei lendário que governou Creta. Existiram quatro grandes palácios em Creta, e um deles ficava em Cnossos.

Quando começaram a ser construídos os palácios de Creta?

  • Como foi falado, a partir de 2000 a.C., começaram a ser construídos grandes palácios em diferentes regiões de Creta, e os historiadores apontam que existiram quatro grandes deles. Cada um foi construído em lugares diferentes da ilha, e acredita-se que eles serviram como importantes centros políticos.

Postagens relacionadas: