Qual a função dos blastos?

Índice

Qual a função dos blastos?

Qual a função dos blastos?

A medula óssea é um tecido localizado no interior dos ossos, que produz precursores de hemácias, de plaquetas e de cinco tipos diferentes de leucócitos. Os precursores mais imaturos são chamados blastos. Essas células se dividem e amadurecem na medula óssea, que normalmente só libera no sangue células maduras.

O que é blastos no exame de sangue?

Blastos são células muito jovens e não costumam estar presentes no sangue periférico, ou seja, no exame de hemograma é normal dar zero.

O que são células blastos?

As células que caracterizam a leucemia aguda são chamadas “blastos”, por serem imaturas e se duplicarem rapidamente. Em crianças, é a neoplasia mais frequente,representando 80% das leucemias nessa faixa etária,com sobrevida em 5 anos de 79%.

O que é blastos baixo?

A presença de mais de 20% de blastos no sangue periférico é diagnóstico de leucemia aguda, porém uma baixa contagem de blastos não a exclui. O primeiro passo na análise é examinar as características específicas das linhagens dos blastos, ou seja, se são de origem mieloide ou linfoide.

Quais são os blastos na medula óssea?

  • Os blastos se acumulam na medula óssea (MO) e substituem a população normal da mesma. É a neoplasia mais freqüente na infância, correspondendo a 30-35% dos casos de câncer neste segmento (1). Seu pico de incidência ocorre entre 2 e 5 anos de idade, sendo quatro vezes mais freqüente que a leucemia mielóide aguda (LMA) (2).

Qual o diferencial entre blastos e leucemia?

  • Presença de blastos O principal diferencial numa lâmina com blastos é leucemia aguda, mas outras condições podem ser associadas com blastos circulantes. A presença de mais de 20% de blastos no sangue periférico é diagnóstico de leucemia aguda, porém uma baixa contagem de blastos não a exclui.

Qual a diferença entre mieloblastos e linfoblastos?

  • Mieloblastos tendem a ser maiores, com citoplasma abundante. Se tiverem diferenciação mínima, podem ser similares aos linfoblastos. A presença de bastões de Auer e grânulos citoplasmáticos sugerem fortemente uma diferenciação mieloide.

Postagens relacionadas: