Quais são as características do equinodermos?

Índice

Quais são as características do equinodermos?

Quais são as características do equinodermos?

Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.

Quais são as principais características dos moluscos dê exemplos?

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

Quais são os animais equinodermos?

  • Esses equinodermos possuem olhos muito simples localizados nas extremidades de cada braço, que são capazes apenas de perceber a luminosidade. Alguns animais equinodermos são chamados de estrela-serpente, serpente-do-mar ou ainda ofiúro, que se parecem muito com as estrelas-do-mar por causa de seus braços longos e finos.

Qual a origem da palavra equinodermos?

  • A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal. Na figura podemos ver um ouriço-do-mar com todos os seus espinhos

Quais são os representantes dos equinodermos?

  • Tem mais depois da publicidade ;) Os representantes dos equinodermos são organismos triblásticos, ou seja, possuem três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme. Além disso, possuem celoma (cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme) e são deuterostômios (blastóporo dá origem ao ânus).

Como ocorre o desenvolvimento dos equinodermos?

  • Essas estruturas abrem-se para o exterior por meio dos poros genitais, e os gametas são eliminados na água do mar, onde ocorre a fecundação, que, portanto, é externa. O desenvolvimento é indireto, podendo ter uma ou mais formas larvais. Uma das principais características dos equinodermos é a sua grande capacidade de regeneração.

Postagens relacionadas: