O que são Cratóns ou escudos cristalinos?

Índice

O que são Cratóns ou escudos cristalinos?

O que são Cratóns ou escudos cristalinos?

Escudos Cristalinos: são também chamados de maciços antigos e caracterizam-se por serem compostos por rochas cristalinas (magmáticas e metamórficas). São tipos de crátons que afloraram na superfície, ou seja, não foram recobertos por outros tipos de estruturas geológicas.

Onde se localizam os escudos cristalinos no Brasil?

Cerca de 36% do território brasileiro é formado pelos escudos cristalinos, dos quais se destacam: Escudo das Guianas: localizado no extremo norte do Brasil. Escudo do Brasil Central: localizado na região centro-norte do Brasil. Escudo Atlântico: localizado na região centro-leste do Brasil.

Onde se localizam os escudos cristalinos na Europa?

A maior parte dos países europeus, de industrialização antiga, apresenta taxas de urbanização superiores a 70%. Presença de escudos cristalinos ao norte (montes Escandinavos), extensas planícies no centro e cadeias montanhosas da Era Terciária ao sul do continente.

Qual a origem do escudo cristalino?

  • Constituído de rochas cristalinas (metamórficas e magmáticas), o escudo cristalino corresponde a formação rochosa terrestre mais antiga, os quais foram formados durante o período pré-cambriano (arqueozoico e proterozoico).

Quais são as estruturas de escudos cristalinos?

  • Mais de um terço da superfície do nosso país estão sobre estruturas de Escudos Cristalinos. As três principais formações são: o Escudo das Guianas, no extremo norte do território, o Escudo do Brasil Centra l, com maior extensão e o Escudo Atlântico, que abrange a porção leste do país.

Por que os escudos cristalinos são minerais?

  • - Presença de áreas que sofreram longos períodos de erosão. Por se tratar de uma estrutura geológica muito antiga, os escudos cristalinos apresentam grande quantidade de recursos minerais.

Quais são os escudos antigos?

  • Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do proterozoica, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas, e com muitas intrusões magmáticas.

Postagens relacionadas: