Qual a diferença entre droga medicamento é remédio?

Índice

Qual a diferença entre droga medicamento é remédio?

Qual a diferença entre droga medicamento é remédio?

Medicamento (medicamentum = remédio): fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento. Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.

Qual a finalidade dos fármacos?

O fármaco, como dito anteriormente, é uma droga que tem uma estrutura química já definida e, devido a imensos estudos, são conhecidos os seus efeitos no organismo. Tem como finalidade o uso para um efeito benéfico no organismo, como alívio da dor ou diminuição da inflamação.

O que é droga para à farmacologia?

Droga é qualquer substância que cause alguma alteração no funcionamento do organismo por ações químicas, com ou sem intenção benéfica.

Qual é o conceito do fármaco?

  • Assim sendo, chega-se ao atual conceito do fármaco como substâncias químicas de estrutura química definida, com propriedades farmacológicas utilizadas com fins medicinais com prescrição da quantidade necessária e tempo de uso pelo paciente. Os fármacos podem ser classificados quanto à sua origem, seus efeitos e suas formas farmacêuticas.

Como funcionam os fármacos na forma de comprimido?

  • Os fármacos na forma de comprimido, passam por diversas fases de quebra, até ficarem na forma de pó e assim serem solubilizados e absorvidos, já os fármacos em soluções, não necessitam sofrer todo esse processo, pois já estão na forma solúvel, e podem ser rapidamente absorvidos.

Como se difundem os fármacos?

  • Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).

Quais são os efeitos dos dois fármacos?

  • Sinérgicos – combinações dos efeitos de dois ou mais fármacos administrados simultaneamente em que se consegue um efeito final superior a soma dos efeitos de cada um deles isoladamente; Antagônicos – efeitos contrários aos esperados entre dois fármacos distintos que podem reduzir a ação e eficácia de um deles.

Postagens relacionadas: