O que aprendemos com o livro de Joel?

Índice

O que aprendemos com o livro de Joel?

O que aprendemos com o livro de Joel?

A mensagem principal do livro de Joel é sobre a vinda do Senhor, onde haverá muita destruição vegetal, atmosférica e humana. Essa destruição não representa simplesmente a destruição do homem ao meio em que vive, mas uma forma de Deus julgar cada homem pelo seu ato de adoração e comunhão a outros deuses.

Qual era a mensagem do profeta Amos?

Amós, enviado por Deus, estava chegando para pregar no Reino do Norte. Ele viaja para Samaria, a capital do norte, e iria escrever seu livro cerca de 800 a.C. Ele era a chave da mensagem para a justiça social e a ordem moral. O profeta adverte Israel do perigo que a ameaça (a ruína do Reino de Israel).

Quando foi escrito o livro de Joel?

  • O livro de Joel foi escrito numa época desconhecida. O período do seu ministério também é interrogado. Pode ter sido quando o rei Joás (835-796 AC) ainda era uma criança. Joel significa ‘YHWH é Deus’. Profetiza a descida do Espírito Santo e vincula a obra de Deus no AT ao nascimento da Igreja no NT.

Qual o tema central do livro de Joel?

  • Um tema teológico central no livro de Joel é o conceito do "Dia do SENHOR" que está associado a um dia de julgamento contra o próprio povo de Deus. ü O Dia do Senhor era como um dia "terrível" (2.11). ü "Dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão" (2.2).

Qual a diferença entre gafanhotos e seca?

  • Nesta segunda parte, veremos que uma praga de gafanhotos e a seca prenunciavam a necessidade de arrependimento para o iminente dia de um julgamento ainda maior. Seguindo a estruturação proposta pela BEG, dividiremos essa parte em duas seções. A.

Postagens relacionadas: