Qual é a regra de nomenclatura Como damos o nome dos hidretos iônicos?

Qual é a regra de nomenclatura Como damos o nome dos hidretos iônicos?

Qual é a regra de nomenclatura Como damos o nome dos hidretos iônicos?

Hidreto + de + nome do elemento Veja alguns exemplos de aplicação da regra de nomenclatura de hidretos: CaH2 – Hidreto de Cálcio. AlH3 – Hidreto de Alumínio. MgH2 – Hidreto de Magnésio.

O que é hidreto iônico dê exemplos?

a) Hidreto iônico: Apresenta um elemento metálico acompanhando o hidrogênio. Os elementos metálicos mais comuns são os metais alcalinos, alcalinoterrosos (com exceção do berílio e do magnésio), Gálio, Índio, Tálio e os lantanídeos. Exemplos de hidretos iônicos: ... CaH2 = Hidreto de cálcio.

Quais são as diferenças entre os hidretos iônicos e covalentes?

Alguns exemplos de hidretos iônicos são: KH (hidreto de potássio), CaH2 (hidreto de cálcio) e LiH (hidreto de lítio). ... Hidretos Moleculares ou Covalentes: são aqueles em que o hidrogênio está ligado a um ametal ou semimetal por meio de uma ligação covalente e possui carga igual a +1.

Quais os tipos de hidretos?

Os hidretos são compostos inorgânicos hidrogenados, que apresentam o hidrogênio como o elemento mais eletronegativo, ou seja, como anion de estado de oxidação -1 ( H-1 ). Exemplos: NaH – Hidreto de sódio. CaH2 - Hidreto de cálcio.

Como é feita a nomenclatura dos compostos iônicos?

✓ Os nomes dos compostos iônicos consistem do nome do ânion seguido da preposição “de” e do nome do cátion.

Como saber o nome do anion?

Para nomear ânions monoatômicos, devemos acrescentar o sufixo -eto ou -ido ao nome do elemento precedido pela palavra “íon”....Nomenclatura de ânions

  1. F- → íon fluoreto.
  2. Cl- → íon cloreto.
  3. Br- → íon brometo.
  4. I- → íon iodeto.
  5. H- → íon hidreto.
  6. O2- → íon óxido.
  7. S2- → íon sulfeto.
  8. Se2- → íon seleneto.

O que é um óxido Ionico?

Um óxido iônico é formado pela união do oxigênio com um metal, já em um óxido molecular, o oxigênio junta-se à um não metal. Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).

O que é um hidreto parente?

Normalmente uma estrutura parente é um hidreto parente, isto é, uma estrutura que contém, para além dos átomos de hidrogênio, um único átomo de um elemento. Para se identificar a estrutura parente de uma molécula, é necessário realizar várias operações formais.

Qual o tipo de ligação do KCl?

KCl- por possuir um metal (K) ligado a um ametal (Cl), apresentam então entre si uma ligação iônica; Cl2- por possuir dois átomos de um mesmo ametal ligados, apresentam entre si uma ligação covalente apolar.

Quais são os peróxidos?

Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2). O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada. ...

Quais são os hidretos covalentes?

  • Os hidretos covalentes (ou moleculares) são constituídos pela junção do hidrogênio aos elementos dos grupos 3A (13), 4A (14), 5A (15), 6A (16) e 7A (17) e o berílio (Be). Suas moléculas são covalentes, unidas entre si por ligações do tipo Van Der Waals, voláteis e de baixos pontos de fusão e ebulição.

Qual é a função dos hidretos?

  • Os hidretos são uma função inorgânica binária, ou seja, possuem dois elementos químicos, e apresentam o hidrogênio como o elemento químico mais eletronegativo, sempre apresentando a carga -1 (H-1). Sua fórmula geral pode ser representada da seguinte maneira: XH.

Quais são os hidretos de alumínio e de lítio?

  • Os hidretos de alumínio e o de lítio são agentes redutores em sínteses orgânicas (adição de hidrogênios em compostos orgânicos); Hidretos de platina são utilizados em reações orgânicas de halogenação (adição de átomos de cloro, flúor, bromo ou iodo) em olefinas (alcenos, hidrocarbonetos com uma dupla ligação).

Qual o elemento metálico que acompanha o hidrogênio?

  • Apresenta um elemento metálico acompanhando o hidrogênio. Os elementos metálicos mais comuns são os metais alcalinos, alcalinoterrosos (com exceção do berílio e do magnésio), Gálio, Índio, Tálio e os lantanídeos. Exemplos de hidretos iônicos:

Postagens relacionadas: