O que significa de ícone e iconoclastia?

Índice

O que significa de ícone e iconoclastia?

O que significa de ícone e iconoclastia?

O termo iconoclastia é composto por dois radicais da língua grega: “eikóne” (ícone), que significa imagem, e “klastein”, que significa quebrar, romper. Portanto, o iconoclasta é aquele que destrói imagens.

O que é Conoplasta?

Significado de Iconoclasta substantivo masculino e feminino Pessoa que destrói as imagens religiosas, símbolos ou monumentos.

O que é o movimento iconoclasta?

Movimento religioso que definia como idolatria qualquer veneração das imagens de Cristo, da Virgem e dos Santos. Perturbou profundamente o Império do Oriente (Bizâncio) nos séculos VIII e IX.

O que era o monofisismo e a iconoclastia?

Durante o período de ruptura, a existência de heresias no Império Bizantino foi motivo de grande incômodo, as principais foram a iconoclastia e o monofisismo. O monofisismo foi uma doutrina que surgiu no século V, na escola Teológica de Alexandria, que na verdade, era um movimento e não um local.

Qual era o objetivo da iconoclastia?

Foi tambem um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino que começou no início do século VIII e perdurou até ao século IX. Os iconoclastas acreditavam que as imagens sacras seriam ídolos, e a veneração e o culto de ícones por consequência, idolatria.

Postagens relacionadas: