Como é feito a tomografia da pelve?

Índice

Como é feito a tomografia da pelve?

Como é feito a tomografia da pelve?

A tecnologia base usada na tomografia computorizada é a radiação ionizante, idêntica à usada em radiologia convencional (raios X ou radiografia). A radiação é emitida por um emissor, fazendo-se com que ela atravesse o corpo humano (neste caso a região pélvica) em direção a um recetor, permitindo assim gerar as imagens.

O que a tomografia pode detectar?

Para que serve a tomografia? Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

Qual a preparação para fazer tomografia?

Orientações para exames – tomografia computadorizada

  • Abdômen superior ou Pelve.
  • Jejum de 6 horas;
  • Chegar com 15 minutos de antecedência;
  • Diluir o meio de contraste (20ml) em 1 litro de água.
  • Tomar, 1 hora antes do exame, 1 copo de água a cada 20 minutos;
  • Responder o “Questionário alérgico”.

Como é feita a tomografia da bacia?

É um método de exame realizado por um aparelho capaz de obter imagens internas do corpo humano por meio de radiação ionizante (raios-x), com visualizações tridimensionais e nos vários planos ortogonais.

Como é realizada a tomografia da pelve?

  • A tomografia da pelve ( abdómen inferior) é, regra geral, realizada associadamente à TC abdominal ( TC abdomino-pélvico ou tomografia abdominal total) e raramente é realizada isoladamente. Algumas das indicações para estudo exclusivo da pelve são avaliação de lesões com origem nos ovários ou e estudo de DIP (doença inflamatória pélvica).

Quando pode ser realizado o exame de tomografia?

  • Em fases mais avançadas, pode ser realizado o exame de tomografia desde que o abdômen da gestante seja coberto com uma manta à base de chumbo, evitando que a radiação tenha contato com o bebê.

Por que a tomografia é indispensável?

  • Ela é um exame indispensável em casos críticos e permite salvar muitas vidas. O que os pesquisadores estão fazendo é alertar a classe médica e os pacientes para números que não devem ser negligenciados. Entre os exames de imagem, a tomografia é de longe o que embute a maior carga de radiação.

Qual o valor do exame da pelve?

  • Quando o exame é executado a título particular, o valor do exame é determinado pela clínica de imagiologia que executa a TC da pelve. Como “ordem de grandeza” podemos dizer que o preço se situa, geralmente, entre uma e poucas centenas de euros.

Postagens relacionadas: