Quais são os grupos de glicídios?

Índice

Quais são os grupos de glicídios?

Quais são os grupos de glicídios?

Os glicídios são divididos em 3 grupos: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. São glicídios simples que não sofrem hidrólise são nomeados de acordo com a quantidade de Carbono da cadeia.

Quais os glicídios mais importantes?

  • São glicídios formados pela junção de mais de 10 Monossacarídeos os mais importantes são: (para memorizar AGLICEQUI) Amido, Glicogênio, Celulose, Quitina. Fonte: members.fortunecity.com Os glicídios, em especial na forma de grãos de cereais, raízes e tubérculos vegetais, são a principal fonte de energia para a maioria dos povos do mundo.

Por que os glicídios são essenciais para o organismo?

  • Os glicídios ou carboidratos são fontes de energia essenciais para o organismo, a glicose é indispensável para diversos tecidos, sendo o cérebro humano o mais exigente, pois necessita de uma quantidade elevada de glicose (cerca de 120g /dia para um adulto). Por serem obtidos através da alimentação, é fundamental manter uma dieta equilibrada.

Quais são os glicídios provenientes das frutas?

  • Os glicídios provenientes das frutas possuem micronutrientes protetores, como a vitamina C e os carotenóides, fibras alimentares e diversos minerais que facilitam a absorção e assimilação pelas células. No entanto, atualmente os alimentos muito refinados, como as farinhas de trigo, perdem mais de 50% de vitaminas e minerais.

Como o glicogênio é armazenado no organismo?

  • O glicogênio, armazenado no fígado e nos músculos dos animais, é a principal reserva energética de animais e fungos. Nos seres humanos, quando o corpo necessita de energia o glicogênio é transformado em moléculas de glicose. Por fim, a quitina está presente na parede celular dos fungos e constitui também o exoesqueleto dos artrópodes.

Postagens relacionadas: