São exemplos de lipídios?
São exemplos de lipídios?
Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos. São encontrados em forma líquida ou sólida.
Por que o termo lipídio é frequentemente usado?
- Embora o termo lipídio seja frequentemente usado para se referir à gordura, é importante notar que nem todos os lipídios são gorduras, mas todas as gorduras são lipídios. Assim, encontramos vários tipos de lipídios, que são classificados de acordo com as suas propriedades físicas e as funções que desempenham.
Qual é a estrutura dos lipídios?
- Estrutura dos lipídios Os lipídios são ésteres, ou seja, são elementos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos. Eles são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro). O éster é insolúvel em água, mas se dissolve em álcool, éter, acetona e clorofórmio.
Quais os tipos de lipídios envolvidos no metabolismo lipídico?
- Os tipos de lipídios envolvidos no metabolismo lipídico incluem: Fosfolipídios : Os fosfolipídios são o principal componente da bicamada lipídica da membrana celular e são encontrados em muitas partes do corpo. Esfingolipídios : os esfingolipídios são encontrados principalmente na membrana celular do tecido neural.
Por que os lipídios são essenciais ao organismo?
- Apesar de associados ao excesso de peso, os lipídios são fundamentais ao organismo, pois o corpo não produz os ácidos graxos, que são essenciais para algumas funções biológicas, como fornecimento de energia e participação na formação de membranas celulares, entre outras.