O que é o lixão?

Índice

O que é o lixão?

O que é o lixão?

Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).

O que são lixões e quais os seus problemas?

Os lixões são locais onde o lixo é descarregado diretamente no solo. ... Além disso, esses depósitos irregulares de lixo acabam por ser utilizados como uma forma de obter renda pela população carente, o que a expõe a diversos riscos. Os lixões, portanto, causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais.

Quais são os principais impactos ambientais causados pelos lixões?

O lixão encontra-se em funcionamento inadequado, sem atender as regras de proteção ao meio ambiente, ocasionando assim inúmeros impactos ambientais, tais como: proliferação de micro e macrovetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas, contaminação dos catadores, ...

Por que os lixões são prejudiciais ao meio ambiente?

Em termos ambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas e ainda provocam poluição visual. O chorume, que surge pela decomposição dos resíduos, acaba se infiltrando no solo causando sua poluição, devido á geração de líquidos percolados.

Para que serve o lixão?

É considerado uma das técnicas mais eficientes e seguras de destinação de resíduos sólidos, pois permite um controle eficiente e seguro do processo e quase sempre apresenta a melhor relação custo-benefício. ... Enquanto isso, o lixão é vazadouro a céu aberto, sem controle ambiental e nenhum tratamento ao lixo.

O que tem no lixão?

O lixão pode ser definido como um local onde o lixo é depositado sem nenhum tipo de cuidado. Isso significa que esses locais tornam-se grandes depósitos a céu aberto com os mais variados produtos, desde o lixo residencial, como restos de comida, até o lixo hospitalar, com seringas e outros produtos contaminantes.

Quais os problemas de um lixão?

Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo; Mau cheiro; Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças; ... Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.

Como os lixões podem prejudicar a saúde humana?

Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Por que os lixões são prejudiciais?

Como anteriormente mencionado, um dos problemas causados pelo lixão a céu aberto é a contaminação do solo. Quando a matéria orgânica proveniente desses resíduos começa a se decompor, ela produz um líquido chamado chorume. Ele é extremamente prejudicial se entrar em contato com o solo.

Qual o prazo para o fim dos lixões?

  • Como 60% dos municípios não se adequaram, o prazo para o fim dos lixões foi prorrogado para entre 20 — para capitais e municípios de regiões metropolitanas o prazo é menor, enquanto para os de fronteira e aqueles com menor número de habitantes, um pouco maior.

Qual a legislação específica para acabar com os lixões?

  • Isso levou o governo a instituir em 2010 uma lei específica para acabar com os lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelecia um prazo para que os municípios brasileiros erradicassem os lixões até o ano de 2014.

Qual é o lixão?

  • O lixão é uma área de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.

Por que os lixões são nocivos ao meio ambiente?

  • Diante dessa situação, o governo postergou a implantação da lei e pretende estender até 2021 o prazo para a erradicação dos lixões. Entenda a seguir por que os lixões são nocivos ao meio ambiente e veja também como funcionam os aterros sanitários e controlados:

Postagens relacionadas: