O que são óvulos e grãos de pólen de uma flor?
Índice
- O que são óvulos e grãos de pólen de uma flor?
- Como os grãos de pólen são formados?
- Onde os grãos de pólen são produzidos em uma flor?
- Qual a importância dos grãos de pólen?
- Qual a parte da flor produz os grãos de pólen?
- Qual a origem dos grãos de pólen?
- Qual o tamanho dos grãos de pólen?
- Por que o pólen é formado?
- Por que a transferência dos grãos de pólen para a estrutura reprodutiva feminina?

O que são óvulos e grãos de pólen de uma flor?
A parte masculina das plantas, chamada estame, produz grãos de pólen. Cada um desses grãos contém uma célula reprodutora. A parte feminina das plantas, chamada pistilo, contém óvulos. Na polinização, os grãos de pólen (localizados na antera, na ponta do estame) se deslocam da parte masculina para a feminina.
Como os grãos de pólen são formados?
Os grãos de pólen formam-se nos sacos polínicos da antera. Os sacos polínicos estão envolvidos por um tecido denominado tapetum, que também nutre as células. São quatro sacos polínicos, cada dois em uma teca. Quando a antera se torna adulta os sacos polínicos se rompem liberando os grãos de pólen.
Onde os grãos de pólen são produzidos em uma flor?
antera O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames.
Qual a importância dos grãos de pólen?
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.
Qual a parte da flor produz os grãos de pólen?
Estame Estame: Parte reprodutiva masculina semelhante a um alfinete com corpo chamado de filete e cabeça de antera, local onde se produz os grãos de pólen formados pelo gameta masculino.
Qual a origem dos grãos de pólen?
- A forma e ornamentação dos grãos de pólen é típica de cada família ou mesmo espécie de plantas. O pólen contém uma grande proporção de proteínas (16 a 40 %) contendo todos os aminoácidos conhecidos, assim como numerosas vitaminas, principalmente as vitaminas C e PP, sendo a principal fonte de proteína na alimentação das abelhas.
Qual o tamanho dos grãos de pólen?
- Os grãos de pólen são normalmente arredondados, embora os dos pinheiros sejam alados, e podem ser muito pequenos, apenas alguns micra. O menor grão de pólen conhecido é o do Myosotis, com cerca de 6 μm (0.006 mm) de diâmetro. A forma e ornamentação dos grãos de pólen é típica de cada família ou mesmo espécie de plantas.
Por que o pólen é formado?
- O pólen, por norma, é formado por um par de células recobertas por membranas. Através de um processo conhecido como polinização, o pólen passa dos estambres das flores até ao estigma, onde se produz a germinação e a fecundação dos óvulos que dão lugar à criação de frutos e sementes.
Por que a transferência dos grãos de pólen para a estrutura reprodutiva feminina?
- A transferência dos grãos de pólen dos órgãos onde são produzidos até à estrutura reprodutiva feminina (o carpelo das angiospérmicas ou a escama feminina das gimnospérmicas) chama-se polinização.