Quais são os fundamentos jurídicos do pedido?

Índice

Quais são os fundamentos jurídicos do pedido?

Quais são os fundamentos jurídicos do pedido?

Cândido Rangel Dinamarco identifica os fundamentos jurídicos do pedido como a indicação da categoria jurídico-material na qual os fatos narrados pelo autor se enquadram, não havendo a necessidade de mencionar os dispositivos legais que substanciem as conseqüências dos fatos narrados (pág. 370).

Quais os fundamentos jurídicos sustentados no pedido?

  • Demonstrada a existência de fato essencial, passa-se a investigar os fundamentos jurídicos sustentados e que dão azo ao pedido.

Quais são os fundamentos jurídicos?

  • Nesse diapasão, os fatos jurídicos são a causa de pedir próxima, imediata; e os fundamentos jurídicos são a causa de pedir remota, mediata, pois é dependente da análise anterior, de sorte que previamente (imediatamente) se verifica a ligação entre os fatos narrados e o que motivou o pedido (fundamentos jurídicos).

Quais os fundamentos jurídicos da petição inicial?

  • Desse modo, os fatos essenciais (fatos que tenham consequências jurídicas à demanda) descritos na petição inicial são tidos como “causa de pedir próxima, imediata” do pleito judicial. Já os fundamentos jurídicos são a “causa de pedir remota, mediata”.

Qual o caminho para o julgamento dos fundamentos jurídicos?

  • Destarte, há um “trecho” do caminho a ser observado pelo autor, antes de revelar o direito que lhe assiste: a demonstração dos fatos essenciais. Portanto, há algo entreposto, que intermedeia, que faz com que o julgamento dos fundamentos jurídicos seja daquele dependente. Por isso diz-se que o fundamento fático é a causa de pedir próxima, imediata.

Postagens relacionadas: