Quais itens devem ser verificados na receita antes de dispensar o medicamento?

Quais itens devem ser verificados na receita antes de dispensar o medicamento?

Quais itens devem ser verificados na receita antes de dispensar o medicamento?

Nome e endereço completo do paciente, e, no caso de uso veterinário, nome e endereço completo do proprietário e identificação do animal. Nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de DCB, dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia.

O que significam as tarjas dos medicamentos?

De acordo com a PORTARIA Nº 3.916, DE 30 DE OUTUBRO DE 1998 que define a Política Nacional de Medicamentos: MEDICAMENTOS TARJADOS → São os medicamentos cujo uso requer a prescrição do médico ou dentista e que apresentam, em sua embalagem, tarja (vermelha ou preta) indicativa desta necessidade.

O que acontece com a receita retida na farmácia?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

O que o farmacêutico precisa observar em uma receita médica para dispensar o medicamento?

Identificação do usuário: nome e endereço completo do paciente. Nome do medicamento ou da substância (sob a forma de Denominação Comum Brasileira - DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade (em algarismo arábico e por extenso) e posologia. Data da emissão: o dia em que a receita foi fornecida.

Como deve ser feita a prescrição de medicamentos contendo substâncias da lista B2?

  • A prescrição de medicamentos contendo substâncias da lista B2 deve ser realizada em Notifi- cação de Receita B2, conforme modelo disponível na Resolução RDC no58/2007 da Anvisa. Para a pres- crição da sibutramina, também é necessário apresentar o “Termo de Responsabilidade do Prescritor para Uso de Medicamento Contendo a Substância Sibutramina”.

Por que os medicamentos não são medicamentos comuns?

  • Qualquer substância administrada sem orientação ou prescrição médica corre o risco de ter efeitos indesejados". Devido aos riscos que apresentam à saúde e à vida das pessoas, os medicamentos não são produtos de consumo comuns. Eles são tratados como produtos especiais e controlados por um órgão governamental.

Quais são os medicamentos prescritos?

  • MEDICAMENTOS TARJADOS → São os medicamentos cujo uso requer a prescrição do médico ou dentista e que apresentam, em sua embalagem, tarja (vermelha ou preta) indicativa desta necessidade. No mercado farmacêutico existe uma imensa variedade de medicamentos disponíveis para consumo.

Qual o medicamento que está impresso na tarja destes medicamentos?

  • Na tarja destes medicamentos está impresso “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA ATENÇÃO: RISCO PARA MULHERES GRÁVIDAS, CAUSA GRAVES DEFEITOS NAS FACES, NAS ORELHAS, NO CORAÇÃO E NO SISTEMA NERVOSO DO FETO.”

Postagens relacionadas: