O que são nitrosaminas e como e onde elas se formam?

O que são nitrosaminas e como e onde elas se formam?

O que são nitrosaminas e como e onde elas se formam?

Nitrosaminas são compostos químicos cancerígenos de estrutura química R2N-N=O. Nitrosaminas são produzidas a partir de nitritos e aminas. A sua formação pode ocorrer apenas sob certas condições, incluindo condições fortemente ácidas tais como a do interior do estômago humano.

Como ocorre a formação de nitrosaminas?

As N-nitrosaminas são geralmente formadas e/ou sintetizadas pela reação de uma amina secundária com agentes nitrosantes, como nitrito. Mas também podem ser formadas a partir da nitrosação de aminas primárias ou terciárias.

Para que serve nitrosamina?

Ambos são conservantes usados na indústria alimentícia para inibir o crescimento de bactérias nocivas no bacon, presunto, salame e em alguns queijos.

Quais os alimentos que contêm nitrito?

Porém, o nitrato e o nitrito não estão presentes apenas nos alimentos derivados de carne, como linguiça, salame, salsicha, presunto, salame e bacon; alguns tipos de queijos, vegetais (muitas vezes em teores muito mais elevados que nas carnes curadas), água e saliva humana também possuem os compostos.

Como evitar a formação de nitrosaminas?

No entanto, a formação de N-nitrosaminas pode ser inibida com a adição de inibidores de nitrosação à formulação cosmética, como ácido sulfâmico, sulfamato de amônio, ácido tânico, α-tocoferol, ácido ascórbico, entre outros. Os inibidores reduzem rapidamente o agente nitrosante.

Quais medicamentos têm nitrosamina?

O FDA tem investigado a presença de impurezas de nitrosamina em certos medicamentos. Desde 2018, vários medicamentos, incluindo ARBs, ranitidina, nizatidina e metformina, foram encontrados para conter níveis inaceitáveis ​​de nitrosaminas.

Quem faz a conversão do nitrito em nitrato?

A conversão dos íons amônio em nitrito e nitrato é conhecida por nitrificação, que ocorre pela ação de bactérias nitrificantes (Nitrosomas, Nitrosococus, Nitrobacter). O processo de nitrificação pode ser dividido em duas etapas: Nitrosação: A amônia é transformada em nitrito (NO2–):

Quais são as frutas que contém nitrato?

Cientistas descobriram que o consumo de vegetais ricos em nitrato, como rabanete, rúcula, beterraba e aipo, é bom para a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo o risco de derrame em 40%. Isso ocorre porque o nitrato se divide em compostos que ajudam a regular a pressão arterial.

O que vem a ser nitrito?

Os nitratos e nitritos, como nitrato de potássio e nitrito de sódio, são compostos químicos naturais que contêm nitrogênio e oxigênio. Nos nitratos, o nitrogênio é ligado a três átomos de oxigênio, enquanto, nos nitritos, o nitrogênio é ligado a dois átomos de oxigênio.

O que vem a ser a nitrosamina?

As N-nitrosaminas são compostos N-nitrosos alifáticos ou aromáticos que apresentam um grupo funcional nitroso ligado a um átomo de nitrogênio. As propriedades físico-químicas dependem dos radicais ligados ao átomo de nitrogênio, sendo que as N-nitrosaminas podem se encontrar nas formas sólida, líquida ou gasosa.

Quais são as nitrosaminas?

  • Cosméticos, pesticidas e na maioria dos produtos à base de borracha como balões e camisinhas também usam elas na fabricação. A combinação de nitritos e aminas em ambientes ácidos como o estômago humano é um dos fatores que podem resultar na produção das nitrosaminas.

Por que as nitrosaminas são cancerígenas?

  • Muitas das nitrosaminas são cancerígenas em um vasta variedade de espécies, um indício que eles podem ser cancerígenos em humanos. Mudanças subtis na estrutura das nitrosaminas produzem cancro em vários órgãos.

Quais são os geradores de nitrosaminas?

  • Exemplos de tiurames geradores de nitrosaminas: TMTM, TMTD, TETD E MPTD. São aceleradores secundários, normalmente utilizados com baixos níveis de dosagem. Como aceleradores secundários e do tipo ultra-rápido, são utilizados para conferirem uma elevada velocidade de vulcanização.

Por que existem substâncias químicas presentes nas carnes vermelhas?

  • Pesquisas atuais mostram que existem certas substâncias químicas presentes nas carnes vermelhas e processadas que tornam esses alimentos cancerígenos. Por exemplo, quando uma substância química chamada heme que está presente na carne vermelha é quebrada no intestino, substâncias químicas N-nitroso são formadas.

Postagens relacionadas: