Quais são os organofosforados?

Índice

Quais são os organofosforados?

Quais são os organofosforados?

Os agrotóxicos organofosforados são ésteres, amidas ou derivados tiol dos ácidos de fósforo, contendo várias combinações de carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e nitrogênio.

O que são organofosforados exemplos?

Os organofosforados são compostos orgânicos que a princípio foram utilizados como fim bélico principalmente durante a segunda guerra mundial. Dentre alguns exemplos temos o gás Sarin, Tabun e Soman, conhecidos por terem características neurotóxicas.

Quais os efeitos dos organofosforados?

Os organofosforados podem apresentar manifestações nicotínicas, tais como tremores, fraqueza, cansaço respiratório, taquicardia e hipertensão; manifestações muscarínicas, por exemplo, sudorese, miose, lacrimejamento, sialorreia pieira, broncorreia, hipotensão e arritmias cardíacas e manifestações no Sistema Nervoso ...

Quais são os inseticidas fosforados?

2. Organofosforados (PARATHION, MALATHION, ORTHENE, BIDRIN): são ésteres do ácido fosfórico. Menor teor de toxidez com relação aos organoclorados, porém, são absorvidos pelo organismo humano através de todas as vias possíveis (respiratória, gastrointestinal, dérmica, por membranas de mucosas).

O que é fosforados?

Fosforados: grupo químico formado apenas por ésteres de ácido fosfórico e outros ácidos à base de fósforo. Em relação aos agrotóxicos clorados e carbamatos, os organofosforados são mais tóxicos (em termos de toxidade aguda), mas se degradam rapidamente e não se acumulam nos tecidos gordurosos.

O que são inseticidas organofosforados e carbamatos?

Organofosforados e carbamatos são compostos utilizados no controle de parasitas em animais e podem gerar resíduos nos produtos alimentícios derivados, representando um risco para o consumidor.

Quais os efeitos da intoxicação com organofosforados?

ex., salivação, lacrimejamento, urina, diarreia, vômitos, broncorreia, broncospasmo, bradicardia, miose) e alguns sintomas nicotínicos incluindo fasciculações —musculares e fraqueza. Neuropatia pode se desenvolver dias ou semanas após a exposição.

Como agem os organofosforados nos insetos?

Os organofosforados e carbamatos atuam ligando-se à enzima Anticolinesterase inibindo sua ação resultando em acúmulo de Acetilcolina na sinapse causando hiperexcitabilidade devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos: incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso ...

Quais os principais tipos de inseticidas?

Tipos de inseticida

  1. Piretroides. Os tipos de inseticidas piretroides são produzidos a partir da piretrina. ...
  2. Organofosforados. Os organofosforados estão entre os tipos de inseticidas agrícolas mais utilizados. ...
  3. Glifosato. O glifosato também está entre os tipos de inseticida mais utilizados em todo o mundo. ...
  4. Óleo de neem. ...
  5. Fumo.

Como são utilizados os inseticidas em lavouras?

  • Os inseticidas são utilizados em lavouras, no combate de pragas que assolam as plantações, em indústrias e também em residências. No início, ao surgir a necessidade do uso de inseticidas, eram utilizadas substâncias químicas altamente tóxicas, como o arsênio, o mercúrio e o tabaco.

Quais são os efeitos desses inseticidas?

  • Os inseticidas, de um modo geral, apresentam sérios efeitos ao homem e o meio ambiente, visto que podem contaminar águas dizimando espécies que têm esse ambiente como habitat. Seu uso comumente confere aos insetos certa resistência, tornando necessárias aplicações cada vez maiores.

Quais são os grupos de inseticidas?

  • Os inseticidas são comumente classificados de acordo com sua composição química. Veja os principais grupos: 1. Organoclorados (DDT, BHC, HHC): são compostos orgânicos que apresentam átomos de cloro em ligações covalente na cadeia.

Quando surgiram as inseticidas?

  • No início, ao surgir a necessidade do uso de inseticidas, eram utilizadas substâncias químicas altamente tóxicas, como o arsênio, o mercúrio e o tabaco. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram desenvolvidos diversos gases bélicos, e em um desses foi possível observar um efeito tóxico contra insetos, daí surgem os inseticidas.

Postagens relacionadas: