Quais as espécies de juros legais?

Índice

Quais as espécies de juros legais?

Quais as espécies de juros legais?

(...) Os juros legais são espécie do gênero juros de mora. Estes têm duas espécies: os juros convencionais e os legais. Os legais são subsidiários e somente incidem quando não houver convenção entre as partes a respeito dos juros de mora” (In Soluções Praticas de Direito.

Qual é a taxa de juros máxima permitida pela lei?

Limite máximo de juros: Conforme art. 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional, o valor máximo dos juros por atraso de pagamento é de 1% do valor da dívida.

Será que os juros são convencionais ou legais?

  • Serão juros convencionais ou legais, ou seja, podem decorrer de contrato ou da Lei. Vamos entender: no exemplo de cima no empréstimo de dinheiro, supomos que foi feita a devolução do dinheiro, com o devido juros compensatórios, depois do prazo estipulado.

Qual o limite legal de juros?

  • Sim, porque juros não podem ser confundidos com comissões, custos operacionais etc. Pelo atual CC, assim, revogou-se a fixação do limite máximo legal de juros em 12%, estabelecido na Lei de Usura (Dec. 22.626, de , modificado pelo Dec. – lei 182, de ).

Quais são os conceitos dos juros?

  • Para Pontes de Miranda, dois elementos conceptuais dos juros são o valor da prestação, feita ou a ser recebida, e o tempo em que permanece a divida. Daí o calculo percentual ou outro calculo adequado sobre o valor da divida, para certo trato de tempo.[2]

Qual a obrigação dos juros?

  • Os juros podem ser convencionais ou legais, conforme a obrigação de paga-los se origine da convenção ou da lei. No primeiro caso, juntamente com a obrigação principal ou subsequentemente, as partes constituem a obrigação relativa aos juros, acompanhando a outra até a sua extinção.

Postagens relacionadas: