Para que servem os neurolépticos?

Índice

Para que servem os neurolépticos?

Para que servem os neurolépticos?

Os neurolépticos, uma subdivisão dentro dos antipsicóticos, foram os primeiros remédios desenvolvidos para o tratamento de sintomas positivos da psicoses (alucinações e delírios); por isso, são também conhecidos como antipsicóticos típicos.

O que são os neurolépticos?

Os medicamentos antipsicóticos, também conhecidos como neurolépticos, se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores.

Qual a função dos antipsicóticos?

Os medicamentos antipsicóticos podem ser eficazes no sentido de reduzir ou eliminar sintomas de psicose. Eles parecem ter mais eficácia no tratamento de alucinações, delírios, pensamento desorganizado e agressividade.

O que é um remédio antipsicótico?

Os medicamentos antipsicóticos atuam, em geral, promovendo o controle dos sintomas associados aos transtornos psicóticos, com destaque para a esquizofrenia. Porém, o médico também pode te indicar esses remédios caso haja outros tipos de transtornos mentais.

O que é um antipsicótico?

Que combate ou atenua a psicose. 2. [ Farmácia, Medicina ] Medicamento ou substância que demonstra eficácia no combate a ou na atenuação de estados psicóticos.

Quais são as ações dos fármacos neurolépticos?

  • As ações antipsicóticas dos fármacos neurolépticos refletem o bloqueio de receptores dopaminérgicos e/ou serotoninérgicos. Entretanto, muitos desses agentes bloqueiam também receptores colinérgicos, adrenérgicos e histaminérgicos, causando uma quantidade de efeitos colaterais.

Quais são os antipsicóticos e neurolépticos?

  • Os antipsicóticos ou neuroléptico s são medicamentos inibidores das funções psicomotoras, a qual pode encontrar-se aumentada em estados, por exemplo, de excitação e de agitação. Paralelamente eles atenuam também os sintomas neuro-psíquicos considerados psicóticos, tais como os delírios e as alucinações.

Como os neurolépticos causam efeitos colaterais?

  • Os neurolépticos, por sua ação direta sobre o sistema nervoso, podem provocar efeitos colaterais, mas sua utilização é às vezes necessária para a vida do paciente, especialmente em alguns tipos de psicoses. Este documento, intitulado 'Neuroléptico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons.

Como funcionam os neurolépticos atípicos?

  • Os neurolépticos atípicos podem melhorar a capacidade de concentração e de fala. Em algumas ocasiões eles, além de agirem antipsicoticamente, também mostram um efeito tranquilizante. Eles não interferem na lucidez ou no intelecto, mas podem, por vezes, sedar o paciente fortemente. Isso acontece principalmente com os neurolépticos mais antigos.

Postagens relacionadas: