O que é uma falha convergente?

Índice

O que é uma falha convergente?

O que é uma falha convergente?

São as criadas por duas placas que deslizam uma ao lado da outra. O atrito entre elas guarda muita tensão, que pode causar terremotos. Um exemplo dessa falha é a de San Andreas, que corta a costa da Califórnia e o litoral oeste do México.

Como ocorre o movimento convergente?

  • No movimento Convergente as placas se movem uma em direção à outra, aproximando-se e tendendo a se chocarem. A continental é mais grossa e dura, então se enruga formando dobras. Essas dobras originam Cadeias montanhosas e Cordilheiras, como a dos Andes no Chile que foi formada pela convergência entre a placa Sul-Americana e a de Nazca.

Quando ocorre o movimento divergente?

  • >>> Movimento divergente: acontece quando duas placas se movem em sentidos opostos, oque acontece principalmente ao longo de cadeias meso-oceânicas. Quando uma placa se afasta da outra, o magma, do topo da astenosfera, sobe por meio de fendas existentes nas cristas das cadeias submarinas.

Como se movem as placas no movimento divergente?

  • Neste caso não há subducção, pois a densidade é a mesma e ambas são bem fortes e grossas. Nesse caso, ambas se dobram, como na formação das montanhas do Himalaia! No movimento Divergente as placas se movem em direções contrárias ou opostas, afastando-se cada vez mais.

Quais são os limites convergentes?

  • Os limites convergentes, divergentes e de transformação representam áreas onde as placas tectônicas da Terra estão interagindo umas com as outras. Limites convergentes, dos quais existem três tipos, ocorrem onde as placas estão colidindo. Limites divergentes representam áreas onde as placas estão se espalhando.

Postagens relacionadas: