O que é o processo de erosão?

O que é o processo de erosão?

O que é o processo de erosão?

Essencialmente é um processo de desgaste da superfície e/ou arrastamento das partículas do solo por agentes, tais como a água das chuvas (hídrica), ventos (eólica), gelo (mudanças de temperatura), ou outro agente geológico, incluindo processos como o arraste gravitacional.

Como o clima interfere nos processos erosivos?

A chuva é o principal fator climático relacionado à erosão. Contudo, a mesma intensidade de chuva pode levar a diferentes situações erosivas, a depender dos demais fatores que afetam a erosão. Dois aspectos, mais importantes, são a quantidade e a duração da chuva.

Quais são os agentes que contribuem para os processos erosivos?

Quando ocorre por ação da natureza, a erosão está associada a agentes como o vento, as águas, a presença de seres vivos e variações climáticas, que modificam os solos e demais materiais da crosta terrestre.

Como acontecem os processos erosivos nas áreas florestadas?

O processo erosivo acontece em áreas desflorestadas, principalmente onde ocorrem atividades agrícolas, esse processo pode ser considerado em quatro fases: inicialmente pelo impacto da água da chuva no solo, em seguida a desagregação do solo, ou seja, afrouxando e desprendendo as partículas de solo a serem ...

O que favorece processos erosivos?

Clima: a ação das chuvas, a intensidade da radiação solar, a direção e força dos ventos, as variações de temperatura, são fatores que influenciam diretamente os processos erosivos.

Quais os fatores que influenciam no processo de erosão do solo?

Erosão é o processo de desprendimento e arraste das partículas do solo causado pela água e pelo vento; entre os fatores que influenciam a magnitude do processo erosivo estão as chuvas, a infiltração, a topografia do terreno, a cobertura vegetal e a natureza do solo (BERTONI E LOMBARDI NETO, 2005).

Quais são os processos erosivos que contribuem para o empobrecimento dos solos?

Uma exploração agrícola ou pecuária que não adote práticas conservacionistas acelera o processo de empobrecimento do solo, resultando em gastos elevados para o produtor e consequente desvalorização de sua propriedade.

Quais são os processos erosivos do solo?

Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.

Como combater os processos erosivos?

  • Para combater os processos erosivos o reflorestamento é uma das saídas. É curioso observar que a despeito da ação humana ser um dos maiores problemas da intensificação da erosão nos dias atuais, as plantas e os animais também são agentes causadores de erosão, de modo que geram impactos nas superfícies do solo.

Quais os fatores que influenciam os processos erosivos?

  • Agora que conhecemos os agentes que provocam as erosões, precisamos compreender os fatores que intensificam ou retardam os processos erosivos. Clima: a ação das chuvas, a intensidade da radiação solar, a direção e força dos ventos, as variações de temperatura, são fatores que influenciam diretamente os processos erosivos.

Por que o clima afeta os processos erosivos?

  • O clima afeta os processos erosivos devido à disposição de índices pluviométricos, temperatura, quantidade de ventos e incidência solar, pois esses fatores somados podem intensificar ou diminuir a erosão de determinada área.

Qual a gravidade dos processos erosivos?

  • Conforme a gravidade dos processos erosivos eles são classificados: 1 Erosão Laminar ( Lixivação ): lavagem superficial do solo. 2 Erosão em Sulco: grandes fendas formadas pela ação das águas e dos ventos que gera sulcos na superfície. 3 Ravinas: erosão profunda. 4 Voçorocas: erosão mais profunda que atinge o lençol freático. More ...

Postagens relacionadas: