O que são os quesitos em uma perícia?

Índice

O que são os quesitos em uma perícia?

O que são os quesitos em uma perícia?

Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.

Qual a importância dos quesitos dentro da perícia contábil?

Os quesitos são perguntas que tem por finalidade esclarecer as dúvidas existentes sobre um determinado assunto, objeto da perícia.

O que são quesitos impertinentes perícia contábil?

Um perito contábil deve preocupar-se com a "realidade" e não com a "conjectura" de um fato que apenas poderia ser admitido como verdadeiro. ... Impertinentes, pois, são todos os quesitos que sugerem a fuga da realidade, buscando em conjecturas apoiar teses das partes litigantes.

Qual a importância da perícia contábil no processo judicial?

Para Garcia (2012), a perícia contábil é fundamental para resolver litígios, pautada em uma fundamentação de conhecimento. ... Sá (1997), diz que a perícia contábil judicial serve como prova em um processo, pois esclarece ao juiz sobre os assuntos que estão em litígio, por isso se torna relevante no âmbito judiciário.

Qual a importância do laudo pericial?

O laudo pericial é um importante documento dentro de um processo judicial, porque é através dele que o juiz obterá apoio técnico científico para chegar a uma justa decisão de uma lide. ... Abordando assuntos como: conceito de perícia, perícia contábil judicial, produção da prova pericial contábil e laudo pericial contábil.

O que é um quesito pertinente?

Quesitos são os elaborados pelas partes para obtiverem respostas, esclarecimentos sobre o laudo pericial. Isto é, a parte requer ao juiz que mande intimar o perito e o assistente técnico para comparecerem à audiência, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos.

O que é quesito suplementar?

Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: ... Da juntada dos quesitos aos autos dará o escrivão ciência à parte contrária.”

Qual o tipo de perícia contábil?

  • Há dois tipos de perícia contábil: judicial ou extrajudicial. No caso da judicial, o perito contador é nomeado por um juiz para analisar uma determinada causa e emitir seu parecer. No caso da perícia extrajudicial, ela serve para avaliar bens e direitos, cálculo de indenizações, venda e compra de empresas, partilha de bens, liquidação ...

Quais são as perícias contábeis existentes?

  • Quais os tipos de perícia contábil existentes? Basicamente, as perícias contábeis podem ser divididas em dois tipos: as judiciais e as extrajudiciais. Vamos compreender um pouco mais sobre cada uma delas e quais são as particularidades que se aplicam em cada um dos casos.

Quem é o perito contábil?

  • Nessas circunstâncias, o perito contábil é responsável por fazer uma análise e emitir um parecer. Essas informações são anexadas ao processo e ajudam o juiz a tomar as suas decisões. Se o perito contábil é um elemento neutro, as partes têm como prerrogativa a indicação de um assistente técnico, que também fornece um parecer após o laudo pericial.

Como fazer a execução da perícia contábil?

  • 13.3.3 – Para a execução da perícia contábil, o perito-contador e o perito-contador assistente devem ater-se ao objeto do trabalho a ser realizado. 13.3.4 – Nas diligências, o perito-contador e o perito-contador assistente devem relacionar os livros, os documentos e os dados de que necessitem, solicitando-os, por escrito, em termo de diligência.

Postagens relacionadas: