Quem são os anfíbios?

Índice

Quem são os anfíbios?

Quem são os anfíbios?

Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens.

Como os anfíbios podem ser classificados?

Esses animais podem ser classificados em anuros, urodelos e gymnophiona. Os anfíbios são animais que apresentam representantes bem conhecidos, tais como sapos e rãs.

Quais são os tipos de rãs?

Tipos de rãs

  • -verde: é a mais comum e abundante, sendo que a maioria pode ser encontrada em Portugal;
  • -leopardo: apresentam pequenas manchas pretas que contrastam com o verde — são menos comuns no território brasileiro, podendo ser encontradas na América do Norte;

Quais as características gerais dos anfíbios?

  • Os anfíbios são animais pecilotérmicos, ou seja, têm sangue frio. Então contam com a ajuda da temperatura ambiental para se manter mornos ou frios. Se quiser encontrar um sapo, por exemplo, procure em locais em que não haja grandes variações na temperatura durante o dia. Características gerais dos anfíbios

Quando surgiram os anfíbios?

  • Esses seres surgiram há aproximadamente 350 milhões de anos na Terra e estão classificados entre os peixes e os répteis. Você pode encontrá-los em regiões com presença de água doce. Existe uma diversidade maior de anfíbios na América do Sul.

Por que os anfíbios são terrestres?

  • Os Anfíbios são classificados como animais terrestres, mas dependem muito da água. Assim, eles habitam as proximidades de riachos, lagoas, açudes e outras áreas alagadas . Essa dependência existe porque eles foram os primeiros seres a sair do ambiente aquático e ocupar o terrestre!

Qual a temperatura dos anfíbios?

  • Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas.

Postagens relacionadas: