O que é a saúde e a segurança no trabalho?

Índice

O que é a saúde e a segurança no trabalho?

O que é a saúde e a segurança no trabalho?

SST é a sigla para Saúde e Segurança no Trabalho e diz respeito a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos funcionários e empresa para reduzir acidentes ou doenças ocupacionais.

Quantos e quais são os riscos profissionais Dividem-se?

Os riscos profissionais dividem-se, pois em riscos de acidente, riscos ambientais e riscos ergonômicos. Os riscos ambientais são, então, aqueles inerentes ao ambiente de trabalho que poderão, em condições especiais, ocasionar as doenças profissionais ou do trabalho, ou ocupacionais.

Quais os tipos de riscos na enfermagem?

“Os riscos à saúde do trabalhador de enfermagem podem ser divididos nas seguintes categorias: biológicos, químicos, físicos, ergonômicos/psicossociais e acidentes”, explica Sheila.

Quais os principais procedimentos da saúde e segurança do trabalho?

O que são procedimentos de segurança do trabalho?

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Identificação de riscos a saúde física e mental do ambiente de trabalho;
  • Desenvolvimento de um local seguro para todos os funcionários;
  • Elaboração de relatórios sobre as condições de trabalho;

Quais são os fatores de riscos de acidentes?

  • Quaisquer dessas situações são fatores de riscos de acidentes. Imagine a situação na qual o funcionário deficiente auditivo e visual exerça suas atividades em ambiente com muita circulação de máquinas. O fato de ele não enxergar ou ouvir bem as sinalizações são fatores de riscos de acidentes.

Quais são os riscos geradores de acidentes?

  • São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente; máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas; ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão; animais peçonhentos; armazenamento inadequado.

Quais são os agentes de risco físicos?

  • São agentes de risco físico: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e quaisquer outras formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. Para cada tipo de risco é indicada uma limitação permitida. No caso de ruídos, o máximo de decibéis por exemplo.

Qual o risco de acidente de máquinas e equipamentos?

  • São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc. 2.

Postagens relacionadas: