Quais são os saberes docentes de Tardif?

Quais são os saberes docentes de Tardif?

Quais são os saberes docentes de Tardif?

Segundo Tardif (2002) os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes de fontes variadas (dos livros didáticos, dos programas escolares, dos conteúdos a serem ensinados, da experiência) os quais o autor apresenta em quatro categorias: saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais ...

Quais são os saberes da docência?

Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...

Como Tardif caracteriza o saber docente?

Tardif (2010) afirma que o saber do professor deve ser entendido a partir da relação que mantém com o trabalho escolar e o ambiente da sala de aula. A partir das relações mediadas pelo trabalho, o professor constrói seus princípios norteadores para o enfrentamento as situações cotidianas da atividade docente.

Quais são os principais autores sobre saberes docentes?

Os principais autores identificados nas pesquisas sobre os saberes docentes, em ordem de recorrência, foram: Tardif (2014), Nóvoa (1992, 2009), Pimenta (1995), Freire (1996), Gauthier et al.

Como afirma Tardif a relação dos docentes com os saberes?

Para Tardif (2002), a relação dos docentes com os saberes não é restrita a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos. Ele explica que a prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles.

Por que o saber e personalizado e situado?

c) Saberes profissionais personalizados e situados, porque eles constituem os professores, ao mesmo tempo em que os professores os constituem. Nas palavras de Tardif (2012, p. ... saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (TARDIF, 2012, p. 36).

Quais são os saberes?

Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de 'saberes': o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.

Quais saberes são necessários para sua atuação no curso de formação de professores em nível médio modalidade normal?

Não basta que o docente tenha os saberes específicos das áreas do conhecimento e os saberes da experiência. Também é necessário que tenha os saberes pedagógicos e didáticos. É importante salientar que os saberes pedagógicos e práticos não se referem ao saber aplicar técnicas e métodos de transmissão de conteúdos.

Como Tardif 2001 caracteriza o saber docente?

Ele explica que a prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles. Define o saber docente "[...] como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais" (p. 36).

O que diz Tardif?

De acordo com Tardif (2010), os saberes docentes envolvem questões de ordem pessoal; tem abrangência social; surgem e se desenvolvem dentro de uma temporalidade; apresentam-se com características culturais e heterogenias; e são amplamente personalizados e situados na pessoa do professor.

Quais são os autores das pesquisas sobre o saber docente?

  • Verificou-se que as pesquisas estão mais direcionadas aos eixos da Formação e da Prática Docente, muito embora, questões como a profissionalidade e a identidade também estejam presentes. Os principais autores identificados nas pesquisas sobre os saberes docentes, em ordem de recorrência, foram:

Quais são os saberes profissionais dos professores?

  • Formado pela mistura, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Nessa perspectiva, os saberes profissionais dos professores são temporais, plurais e heterogêneos.

Quais são os autores recorrentes nos trabalhos dos saberes docentes?

  • Neste estudo são analisados quais autores que são recorrentes nos trabalhos que tratam da temática dos saberes docentes, a quais eixos temáticos essas pesquisas estão sendo direcionadas, bem como quais contribuições desses autores vêm sendo utilizadas.

Quais são os 3 saberes da docência?

  • Recomendo a leitura e resolvi falar sobre os 3 Saberes da Docênciaque a autora defende como sendo essenciais para qualquer educador: Saberes do Conhecimento, Saberes Pedagógicos (Andragógicos) e Saberes da Experiência. Saberes do Conhecimento:

Postagens relacionadas: