O que é um produto orgânico?

Índice

O que é um produto orgânico?

O que é um produto orgânico?

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Qual a diferença entre produtos orgânicos e Inorganicos?

Como se não bastasse, as fazendas orgânicas tendem a consumir menos energia e evitar desperdícios. Em contrapartida, os alimentos inorgânicos contam com químicos e sintéticos em seu processo de produção, o que pode reduzir consideravelmente o número de nutrientes dos alimentos, além de aumentar o risco de intoxicação.

Como saber se a fruta é orgânica?

Para ser considerado orgânico, além de toda a regulamentação de certificação, o produto tem que ter, no máximo, 5% de ingredientes não-orgânicos. Se a composição do alimento tiver a proporção 70 % / 30%, ele pode ser considerado alimento com ingredientes orgânicos.

Por que o produto deve ser considerado orgânico?

  • Seus ingredientes devem ser inofensivos à saúde do consumidor. Para ser considerado orgânico, o produto deve ser composto de no mínimo 95% de ingredientes orgânicos. Os que têm proporção menor só podem ser chamados de “produto com ingredientes orgânicos” e essa porção tem que ser de, no mínimo, 70%.

Quais são os alimentos orgânicos?

  • De modo geral, alimentos orgânicos são aqueles que não utilizam agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente em seu processo de cultivo, armazenamento ou comercialização. São, portanto, produtos muito mais saudáveis. A regularização da produção orgânica no Brasil é recente.

Qual o conceito de orgânico?

  • Para que um produto seja considerado orgânico, deve atender a todos os princípios estabelecidos na Lei Federal 10.831 de 23 de dezembro de 2003. O conceito de orgânico abrange a produção agropecuária e industrial dos produtos produzidos a partir dos processos: ecológico, biodinâmico, natural, regenerativo, agroecológico, permacultura.

Por que são considerados orgânicos?

  • Para serem considerados orgânicos, o processo de industrialização deve respeitar as normas de fabricação para evitar qualquer contaminação do produto com substâncias indesejadas. Seus ingredientes devem ser inofensivos à saúde do consumidor. Para ser considerado orgânico, o produto deve ser composto de no mínimo 95% de ingredientes orgânicos.

Postagens relacionadas: