Qual a diferença entre os 4 sorotipos da dengue?

Qual a diferença entre os 4 sorotipos da dengue?

Qual a diferença entre os 4 sorotipos da dengue?

Por não haver qualquer tipo de diferença entre sinais e sintomas para cada sorotipo (DEN1,DEN2,DEN3,DEN4), conclui-se que a pesquisa realizada pode nos mostrar que a única diferença que encontramos nos subtipos é que uma vez contraído um dos quatro vírus existentes (por um dos subtipos), o organismo através do seu ...

O que são sorotipos de vírus?

Sorotipo refere-se a um grupo de micro-organismos (bactérias ou vírus) relacionados, que se distinguem por diferirem na resposta a diferentes anticorpos.

Quais são os 4 tipos de vírus da dengue?

No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o vírus da dengue apresenta quatro sorotipos em circulação no Brasil: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Qual o tipo de vírus da dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus pertence à família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos, em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

O que é den-1 den-2 den-3 e den-4?

O vírus da dengue se divide em quatro tipos, denominados Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágico. Contudo, o Den-3 parece ser o tipo mais virulento, isto é, o que causa formas mais graves da moléstia, seguido pelo Den-2, Den-4 e Den-1.

Quais são as 4 formas de apresentação da dengue qual é a mais grave?

Vale lembrar que todos os sorotipos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a hemorrágica. Porém, de acordo com a Fiocruz, o DEN-3 é o responsável por causar formas mais graves da doença, seguido pelo DEN-2, DEN-4 e DEN-1.

Quantos e quais são os sorotipos da dengue?

O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Quais os tipos de vírus da dengue?

Existem até o momento 5 tipos de dengue, mas os tipos presentes no Brasil são a dengue tipo 1, 2 e 3, enquanto que o tipo 4 é mais comum na Costa Rica e Venezuela, e o tipo 5 (DENV-5) foi identificado em 2007 na Malásia, Ásia.

Qual é o mosquito transmissor do vírus da dengue?

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

Como surgiu a dengue hemorragica?

Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958. Coube a Albert Sabin o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.

Qual o exame específico para detectar sorotipos da dengue?

  • O exame específico para detectar os sorotipos da Dengue, é o Reação de Cadeia em Polimerase (PCR), método eficaz para identificação do diagnóstico de doenças infecciosas, e caracterização do arbovírus.

Quais são os sintomas da dengue?

  • Os principais sintomas da dengue são: Febre alta > 38.5ºC. Dores musculares intensas. Dor ao movimentar os olhos. Mal estar. Falta de apetite. Dor de cabeça. Manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave.

Qual a morfologia do vírus da dengue?

  • A publicação, toda em inglês, descreve a morfologia do ciclo de vida do vírus da dengue por meio de 115 imagens acompanhadas de textos explicativos. A morfogênese da replicação do vírus é descrita e discutida pela autora e chefe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, Monika Barth.

Quem é o transmissor da dengue?

  • O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

Postagens relacionadas: