Quais são os saberes curriculares?

Índice

Quais são os saberes curriculares?

Quais são os saberes curriculares?

Saberes curriculares Que correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita.

O que são saberes na educação?

O grupo de autores que utiliza o termo "saberes" para referir-se à ação de conhecer, compreender e saber-fazer associado à docência é mais numeroso e popular, no Brasil, que qualquer outro dos grupos estudados. O mesmo está integrado por Freire (1996), Pimenta (1998, 2002), Gauthier et al.

Quais são os 4 saberes Segundo Tardif?

Segundo Tardif (2002) os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes de fontes variadas (dos livros didáticos, dos programas escolares, dos conteúdos a serem ensinados, da experiência) os quais o autor apresenta em quatro categorias: saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais ...

O que Tardif fala sobre o saber docente?

Para Tardif (2006), o saber profissional encerra também aspectos psicológicos e psicossociológicos, pois exige do professor um conhecimento sobre si mesmo e um reconhecimento por parte dos outros. O saber do professor é um saber experiencial, pois é prático e complexo.

O que significa definir a docência como uma profissão de interações humanas?

Desse modo, o trabalho docente tem sido apontado como uma atividade de interações humanas, que ocorrem por meio da relação entre professores e alunos em vários contextos e, especialmente, na sala de aula, e é, portanto, o fundamento das relações sociais na escola (TARDIF, 2008, p. 19).

Qual a importância dos saberes da experiência docente?

  • O presente artigo trata das implicações dos saberes da experiência na formação docente no âmbito da Educação Básica Profissional e Tecnológica (EBPT). Assim, o objetivo principal desse artigo é discutir a importância da formação docente na construção dos saberes da experiência docente.

Por que socializar as experiências profissionais?

  • Por isso, acredita-se que socializando as experiências profissionais, proporcionando conhecimentos: por meio da leitura, análise diversas, estudos dirigidos em grupos de forma conjunta, sobre temáticas da área educacional são estratégias eficazes para compartilhar e construir os saberes experienciais docentes.

Quais são os saberes?

  • São os saberes reconhecidos e identificados como pertencentes aos diferentes campos do conhecimento (linguagem, ciências exatas, ciências humanas, ciências biológicas, etc.). Esses saberes, produzidos e acumulados pela sociedade ao longo da história da humanidade, são administrados pela comunidade

Quais são os saberes vivenciais?

  • Saberes Experienciais São os saberes que resultam do próprio exercício da atividade profissional dos professores. Esses saberes são produzidos pelos docentes por meio da vivência de situações específicas relacionadas ao espaço da escola e às relações estabelecidas com alunos e colegas de profissão.

Postagens relacionadas: