O que são sunitas e xiitas?

Índice

O que são sunitas e xiitas?

O que são sunitas e xiitas?

Os sunitas tornaram-se o maior grupo islâmico. Dois outros grupos menores surgiram também deste cisma: Os xiitas e os carijitas, também conhecidos por "dissidentes". Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.

Qual a religião de sunitas?

Muçulmanos sunitas se consideram o ramo ortodoxo e tradicionalista do islã. A palavra sunita vem de "Ahl al-Sunna", as pessoas da tradição. A tradição, neste caso, refere-se a práticas baseadas em precedentes ou relatos das ações do profeta Maomé e daqueles próximos a ele.

O que os sunitas defendem?

Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte. Já os sunitas queriam que o sucessor de Maomé fosse eleito pelo povo por meio de uma eleição. ... Para os sunitas os livros são: Alcorão, Sharia e Suna.

Quem é o sucessor do profeta conforme os sunitas?

Para os sunitas, Abu Bakr, um confidente do profeta, tornou-se o primeiro sucessor. Ele foi seguido por outros do círculo próximo dos partidários de Maomé, sendo Ali o quarto sucessor. Os partidários de Ali não reconheceram Abu Bakr nem os dois outros sucessores.

Onde estão os xiitas?

Encontram-se também grandes populações de xiitas no Paquistão (20%), na província oriental da Arábia Saudita (15%), no Barém (70%), no Líbano (27%), no Azerbaijão (85%), no Iêmen (50%) na Síria e na Turquia. Entre as comunidades islâmicas que residem no Ocidente também é possível encontrar minorias xiitas.

O que são os sunitas e os xiitas no atual islamismo?

Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

Quais são as diferenças entre sunitas e xiitas?

  • Além dessa polêmica, outros conceitos teológicos fizeram sunitas e xiitas se distanciarem, como por exemplo, a crença nos doze imãs, que originou o xiismo duodecimano, a corrente mais popular do xiismo. Desde o início do cisma, sunitas e xiitas alternam momentos de cooperação e convivência pacífica com outros de disputa e conflitos sangrentos.

Qual a origem da palavra sunita?

  • Muçulmanos sunitas se consideram o ramo ortodoxo e tradicionalista do islã. A palavra sunita vem de "Ahl al-Sunna", ou "as pessoas da tradição". A tradição, neste caso, refere-se a práticas baseadas em precedentes ou relatos das ações do profeta Maomé e daqueles próximos a ele.

Qual a diferença entre sunitas e muçulmanos?

  • A separação teve origem em uma disputa logo após a morte do profeta Maomé sobre quem deveria liderar a comunidade muçulmana. A grande maioria dos muçulmanos é sunita – estima-se que entre 85% e 90%. Membros das duas vertentes coexistem há séculos e compartilham muitas práticas e crenças fundamentais. Apesar de se misturarem pouco, há exceções.

Qual a origem dos conflitos entre sunitas e xiitas?

  • Para esse grupo, a religião e o Estado deveriam ser uma única força. Os conflitos entre sunitas e xiitas existe há séculos, ou seja, desde 632 d.C., ano da morte de Maomé. Esse fato foi propulsor para desencadear desavenças entre esses povos que até os dias atuais cometem atos de violência entre eles.

Postagens relacionadas: