O que são os soros em pteridófitas?

Índice

O que são os soros em pteridófitas?

O que são os soros em pteridófitas?

As samambaias, na fase de esporófito, apresentam folhas com estruturas na sua face inferior chamadas de soros, um conjunto de esporângios, estruturas que, por meiose, produzem esporos.

O que são os soros presentes nas pteridófitas para que eles servem?

São chamados de soros os agregados de esporângios, que é onde ficam alojam os esporos. Soro, do latim "sorum", plural: sori. Na botânica os soros são órgãos formados em algumas espécies de pteridófitas, neles os esporângios se desenvolvem. Em samambaias, geralmente os soros se formam na face inferior da folha.

Quais as características das pteridófitas e cite dois exemplos?

As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.

Quais as características das pteridófitas Cite dois exemplos *?

Cormo composto por raiz, caule e folhas; São traqueófitas; Possuem capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores; ... Exemplos de pteridófitas: samambaias e avencas.

Por que os soros são produzidos?

  • Esses pontinhos são chamados soros, e são nessas estruturas que os esporos são produzidos. Depois que os esporos ficam maduros, os soros se abrem para liberá-los, se caírem em solo propício (úmido e com disponibilidade de nutrientes) cada esporo irá germinar e formar um protalo (uma estrutura em forma de coração).

Por que são chamados de soros?

  • São chamados de soros os agregados de esporângios, que é onde ficam alojam os esporos. Soro, do latim "sorum", plural: sori. Na botânica os soros são órgãos formados em algumas espécies de pteridófitas, neles os esporângios se desenvolvem. Em samambaias, geralmente os soros se formam na face inferior da folha.

Quais são os soros na botânica?

  • Soro, do latim "sorum", plural: sori. Na botânica os soros são órgãos formados em algumas espécies de pteridófitas, neles os esporângios se desenvolvem. Em samambaias, geralmente os soros se formam na face inferior da folha. Em certos casos os soros apresentam uma cobertura chamada indúsio, que protege os esporângios.

Quais são as diferenças entre as briófitas?

  • Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais. Diferem das briófitas principalmente por causa dos tecidos condutores e na alternância das gerações, já que nas pteridófitas o esporófito é a fase dominante e nas briófitas é o gametófito.

Postagens relacionadas: