Como expressar gratidão a uma pessoa?

Índice

Como expressar gratidão a uma pessoa?

Como expressar gratidão a uma pessoa?

7 formas de demonstrar gratidão

  1. Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa? ...
  2. Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  3. Valorize os momentos compartilhados. ...
  4. Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  5. Escute. ...
  6. Expresse seu amor.

Qual o significado da palavra obrigado?

  • Na linguagem jurídica, obrigado é também um substantivo que significa “sujeito passivo de uma obrigação”, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual. Sobre a segunda dúvida de Viviane, farei aqui um resumo do que respondi em 2010 a um leitor impressionado com o número de mulheres que dizem “obrigado”.

Quando alguém diz “obrigado”?

  • Quando alguém diz “obrigado”, tal enunciação se refere à ideia de que quem a profere se sente na obrigação para com a pessoa à qual faz o agradecimento. Mas... como deve ser a resposta dada ao agradecimento ora em questão?

Por que obrigado é um adjetivo?

  • Do ponto de vista da tradição, trata-se simplesmente de um erro, um sinal de desleixo com o idioma. Se obrigado é um adjetivo, exige que se apliquem a ele as flexões cabíveis de número e gênero: obrigada, obrigados, obrigadas.

Qual a diferença entre obrigado e agradecimento?

  • A flexão é sempre feita de acordo com a pessoa que agradece e não de acordo com a pessoa que é agradecida. Um homem diz obrigado e uma mulher diz obrigada, independentemente de estarem agradecendo a um homem ou a uma mulher. Apesar disso, a palavra obrigado tem sido utilizada apenas como interjeição de agradecimento, como: valeu!

Postagens relacionadas: