Como ocorre a formação dos túbulos dentinários?

Índice

Como ocorre a formação dos túbulos dentinários?

Como ocorre a formação dos túbulos dentinários?

Túbulos Dentinários Percorrem toda a dentina de forma sinuosa, são formados pela sua mineralização ao redor dos prolongamentos odontoblásticos. São mais numerosos na porção mais interna da dentina. São prenchidos pelos prolongamentos e pelo fluido dentinário.

O que tem dentro da dentina?

É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Como é a dor na hipersensibilidade dentinária?

A hipersensibilidade (hiperestesia) dentinária é caracterizada por dor de curta duração, aguda e súbita, sugerida pela exposição dentinária em resposta a estímulos térmicos, evaporativos, táteis, osmóticos ou químicos, que não pode ser atribuída a nenhuma outra forma de defeito ou patologia dental.

Quais os principais componentes do complexo Dentinopulpar?

O complexo dentino-pulpar é a estrutura formada pelo conjunto da dentina e da polpa dentária (a estrutura interna do dente, ela é formada por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e inervado).

O que os odontoblastos formam?

Os odontoblastos formam dentina durante toda vida do indivíduo (sendo esta a dentina terciária, que ocorre quando há agressões sobre a dentina, seja bacteriana ou não), O que pode ser uma tentativa de compensar o desgaste natural do esmalte.

Como diagnosticar hipersensibilidade dentinária?

O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária é feito através da percepção do paciente, informando o problema ao profissional, com dados realçados pelo questionário específico realizado. Além disso, os dados clínicos visualizados pelo dentista são de suma importância11,34.

Qual o diâmetro dos túbulos dentinários?

  • As paredes dos túbulos são mais mineralizadas, praticamente sem fibras colágenas e denominada “Dentina Peritubular “. O restante é chamada “intertubular”, menos mineralizada e rica em fibras colágenas. Assim, o diâmetro dos túbulos dentinários é maior próximo à polpa.

Por que a dentina e a polpa são diferentes?

  • Embora a dentina e a polpa sejam tecidos histologicamente distintos, normalmente são consideradas como uma única entidade. Isto ocorre porque estes tecidos estão intimamente relacionados, devido à estrutura tubular da dentina.

Por que a dentina é permeável?

  • A dentina é canalicular, e, portanto permeável; substâncias podem penetrar através dos canalículos e atingir a polpa. Os odontoblastos estão situados na periferia da polpa, e as suas projeções citoplasmáticas (prolongamentos) ocupam um espaço na matriz da dentina, que são os túbulos dentinários.

Qual a composição química do dente?

  • Composição química. A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%). Esta composição varia com a idade do dente, devido a sua fosfolorização progressiva, mesmo já estando totalmente formado.

Postagens relacionadas: