Quais as áreas do corpo drenadas pelos troncos linfáticos?

Índice

Quais as áreas do corpo drenadas pelos troncos linfáticos?

Quais as áreas do corpo drenadas pelos troncos linfáticos?

Função: o ducto torácico coleta e conduz a maior parte da linfa do corpo para o sangue, já o ducto linfático é responsável por drenar a linfa de todo o membro superior direito e do lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax para a corrente sanguínea.

Quais são os 5 troncos linfáticos?

Os troncos linfáticos (coletores terminais) são os vasos de maior calibre que recebem o fluxo linfático, e compreendem os vasos linfáticos lombares, intestinais, mediastinais, subclávios, jugulares e descendentes intercostais.

Quais são os troncos linfáticos?

Os troncos linfáticos (coletores terminais) são vasos calibrosos que recebem o fluxo linfático dos vasos linfáticos lombares, intestinais, mediastinais, subclávios, jugulares e descendentes intercostais. A união dos troncos intestinais, lombares e intercostais forma o ducto torácico.

Quais são os capilares linfáticos?

Os capilares linfáticos caracterizam-se por um cilindro de células endoteliais, que nascem no espaço intersticial do tecido conjuntivo. ... Suas paredes são formadas por células endoteliais, em uma só camada, que se sobrepõem com o formato de escamas, sem que haja conexões fixas entre si.

Quais as principais características do sistema linfático?

O sistema linfático é composto por vasos capilares distribuídos por todo o corpo. Eles são semelhantes às veias e chamados de vasos linfáticos. Os vasos linfáticos se localizam entre as células e têm a função de drenar o excesso de líquido que extravasa dos vasos sanguíneos, banhando as células.

Quais as características da linfa?

A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lipídios, parecido com o sangue, mas com a diferença de que as únicas células que contém são os glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem conter hemácias. A linfa é mais abundante do que o sangue nos vasos sanguíneos.

Quem é o sistema linfático?

  • O sistema linfático é constituído pelos capilares linfáticos, pré-coletores, coletores e troncos linfáticos. Os vasos linfáticos estão ausentes, somente no sistema nervoso central, músculo esquelético, medula óssea, polpa esplênica (do baço) e cartilagem hialina.

Quais doenças afetam o sistema linfático?

  • Curiosidades sobre o sistema linfático. Outras doenças associadas ao sistema linfático são a celulite (acúmulo de gordura), amenizada com o tratamento da drenagem linfática; a íngua (inchaço dos gânglios linfáticos) e alguns tipos de câncer , por exemplo o câncer de mama. No corpo humano, a linfa é mais abundante do que o sangue.

Por que os linfáticos são destruídos?

  • Nos linfonodos, micro-organismos e partículas estranhas são destruídos pela ação do sistema imunológico. Nesses locais temos a ação de macrófagos, que realizam a fagocitose de partículas estranhas e também a ativação dos linfócitos. Observamos aqui um trabalho conjunto entre o sistema linfático e o sistema imunológico.

Por que a proliferação dos linfócitos afeta o sistema linfático?

  • Devido à rápida proliferação dos linfócitos, estes ficam acumulados e resultam na formação do tumor, além de comprometer a circulação linfática. Além disso, o sistema linfático pode ser alterado devido à metástase ou crescimento de tumores, como de mama, abdominais ou de cabela e pescoço, levando a alterações no funcionamento do sistema linfático.

Postagens relacionadas: